DSC_0033

Foi dada oficialmente a abertura da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), edição 2016, na tarde da última segunda (23), no Ginásio Poliesportivo Rodrigão.

Estiveram presentes, na solenidade de abertura, autoridades de Muriaé e outras 13 cidades da região, um total de 35 escolas e aproximadamente 800 atletas com idades entre 12 e 17 anos. Até o dia 27 de maio seguem os jogos de futsal, handebol, vôlei e xadrez.

O prefeito Aloysio Aquino disse que é uma grande satisfação receber a comitiva com as escolas e seus atletas em uma etapa microregional. “Que essa seja mais uma edição disputada, equilibrada e com muito respeito entre os participantes”, avalia.

A etapa microrregional JEMG 2016 reúne, além de Muriaé, as cidades de Antônio Prado de Minas, Barão do Monte Alto, Eugenópolis, Laranjal, Miradouro, Miraí, Palma, Patrocínio do Muriaé, Rosário da Limeira, Santana do Cataguases, São Francisco do Glória, São Sebastião da Vargem Alegre e Vieiras.

Segundo Luiz Gustavo Vilela, professor de Educação Física e colaborador da Secretaria Municipal de Esportes, as quadras para realização dos jogos são: Faminas, Rodrigão e Colégio Santa Marcelina. “Que todos tenham espírito de competição, que vençam as melhores equipes, mas que não esqueçam do lazer, da diversão e do entretenimento”, destaca.

O professor de Educação Física da Escola São Paulo, Carlos Antônio Baldanza, depois de ter sido um dos escolhidos para condução da Tocha Olímpica durante sua passagem por Muriaé, foi também escolhido para acender a Pira, na abertura dos jogos. “Nada na vida é coincidência, quando queremos algo, conseguimos. Para mostrar que tem talento, tem que ter condições. A vida é movida a esforços, independente das consequências. O esporte é um movimento humano, tem muita emoção. Deus nos fez por causa do amor e para ter amor tem que ter criação. Só vai render a partir do momento que ela fosse móvel, algo orgânico, útil. Mostrei para nossos jovens que eles podem futuramente fazer coisas grandiosas, ter um retorno muito grande chamado disciplina e dedicação. Já se vão 30 anos dando aula de Educação Física e a vida vale muito a pena”, explica.

O diretor educacional da Superintendência Regional de Ensino, Sandro Carrizzo, completa: “A partir do JEMG, começamos a identificar os talentos, os jovens que podem ter treinamentos mais intensivos. Na realidade, acreditamos que é um momento extremamente importante, de promoção da cidadania e inclusão social”.

Share: