DSC_0003

A escritora Pollyana Almeida de Matos lançou em Muriaé, na Biblioteca Municipal, seu segundo livro, que leva o título de ‘Tagarela Outra Vez Rima Rima 1, 2, 3’. A autora teve a colaboração de Paollo Vardiero, que assina as ilustrações, Amália de Castro G. Bernardes, que ficou responsável pela revisão ortográfica, e Vinícius Dias, que diagramou as 34 páginas da obra do gênero literatura infantil.

Pollyana procurou dar continuidade ao primeiro livro com objetivo de promover o trabalho com a consciência fonológica na fase de alfabetização, abordando a identificação das rimas, aliterações, fonemas e também as dificuldades ortográficas. Em ‘Tagarela Outra Vez Rima Rima 1, 2, 3’, Pollyana trabalhou mais com as sílabas complexas, o que complementa o trabalho anterior.

A escritora Polly, como é carinhosamente chamada por seus amigos, tem um extenso currículo que engloba várias áreas voltadas à educação e alfabetização. Formou-se em Pedagogia pela FAFISM Muriaé, estudou Fonoaudiologia na Faculdade Redentor (Itaperuna RJ) e concluiu várias Pós-Graduações, como: Alfabetização e Letramento pela Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Para adquirir o exemplar, os interessados podem entrar em contato com a escritora ou pela Livraria Nova Aliança. Também será dado início à divulgação nas escolas, o que facilitará o acesso ao livro por parte dos alunos e de seus pais. “Agradeço às pessoas que estão sempre comigo, minha família, amigos, colegas de trabalho que sempre acreditaram nas ideias que defendo, e em especial, minha amiga e escritora Andréia do Valle. Agradeço aos amigos Paollo e Vinícius, que dão vida e cores aos personagens de minhas poesias,”, destaca.

O ilustrador dessa edição do livro, Paollo Vardiero, explica que já trabalha na área há bastante tempo. Formado em Designer Gráfico e Designer de Moda, faz também faculdade de Artes na Universidade Paulista. Para ele, é uma satisfação poder colaborar, experiência que afirma ter absorvido ao máximo.

O artista, que já tem em sua agenda outras obras para ilustrar, tentou se imaginar criança, expressar em rabiscos como o pequeno leitor imaginaria o texto. “Tentei abordar uma coisa bem alegre, fazendo o desenho interagir com o leitor, fazê-lo se identificar e, através dos personagens, criar sua própria história, seu próprio contexto, seu teatro imaginário com as 14 páginas ilustradas”, completa.

Share: