Foi realizada em Antônio Prado de Minas a 1ª Expoleite com grande sucesso – Tradicional Concurso Leiteiro, entre os dias 17 e 21 de maio, uma realização da Prefeitura Municipal e Secretaria de Agricultura, com apoio da Câmara de Vereadores, Emater e Turismocultura. O evento contou com uma programação diversificada, incluindo as ordenhas dos animais, abertura oficial, concurso de marcha com premiações para diversas categorias, concurso Rainha da Expoleite, concurso leiteiro (também com premiações para diferentes categorias) e os shows de Pretinho dos Teclados, Pancadão do Forró, Os Piratas e Mazim Mendonça. Um grande público de toda região prestigiou as atrações e se divertiu muito durante a festa.

A abertura oficial aconteceu na sexta-feira (19), com a presença do prefeito Welison Sima da Fonseca (Sansão) o vice prefeito José Luiz Fumian (Zezé do Zeca), vários secretários, vereadores e outras autoridades da região.

De acordo com o prefeito Sansão, trata-se de um evento muito importante, que antigamente era tratado como Festa do Produtor. “A Administração Municipal mudou o nome porque tem diferença, já que é o resultado de um trabalho que temos feito junto aos produtores, uma classe que não podemos deixar de incentivar e apoiar em tudo que eles precisam, pois são pessoas que passam a maior parte da sua vida na zona rural, enfrentando todas as dificuldades. Eles têm que ser valorizados, porque são diferenciados. Deixo um agradecimento especial a todos os produtores, que, mesmo com a chuva, se empenharam muito. Eles foram a parte fundamental para abrilhantar a festa”, destaca.

Segundo Gilson Jacinto de Barros, secretário municipal de Agricultura, a festa já acontecia, mas não neste nível. Ele revela que contaram com praticamente 100 animais e 38 vacas com produção de aproximadamente 1 mil kg de leite por dia, ou seja, quase 30 kg de leite por animal. “Nosso município vive do Fundo de Participação da Prefeitura e a Agricultura Familiar no campo. É uma cidade que produz atualmente cerca de 12-13 mil litros de leite por dia mostrando que gera uma renda enorme na economia. Viemos trabalhando na festa há uns 90 dias, com reuniões com os produtores e a união das secretarias, cada um na sua parte. Participaram dos torneios somente animais de Antônio Prado de Minas. Agradeço ao Sansão pela confiança que vem depositando em nós, secretários, e todos que ajudaram direta ou indiretamente para que a festa acontecesse. E principalmente ao produtor rural, porque é ele que faz a festa”, completa.
Confira a premiação do Torneio Leiteiro em cada categoria disputada:

Categoria 20kg
1º lugar (empate): vaca Brauna / vaca Joboia (média de 20.073 kg / dia). Proprietários: José Carlos Franzini de Freitas e Gelcimar Franzini
3º lugar: vaca Andorinha / vaca Margarida (média de 20.206 kg / dia). Proprietário: Leandro
4º lugar: vaca Mulata (média de 19.648 kg / dia). Proprietários: Rubens Fonseca
5º lugar: vaca Bonita (média de 19.598 kg / dia). Proprietária: Anita Pimentel

Categoria 30kg
1º lugar: vaca Lacraia (média de 29.913 kg / dia). Proprietário: Douglas Franzini
2º lugar: vaca Espanhola (média de 29.881 kg / dia). Proprietária: Marquilane Cabral
3º lugar: vaca Daiane (média de 29.773 kg / dia). Proprietário: José Cláudio Faria Bispo
4º lugar: vaca Amora (média de 30.325 kg / dia). Proprietário: Ramon Franzini
5º lugar: vaca Fujona (média de 30.410 kg / dia). Proprietária: Andréia Esteves

Categoria Livre
1º lugar: vaca Nara (média de 52.210 kg / dia). Proprietário: Cláudio Bispo
2º lugar: vaca Brasileira (média de 47.570 kg / dia). Proprietário: Marcos Ferreira
3º lugar: vaca Veluda (média de 46.303 kg / dia). Proprietário: Gelcimar Franzini
4º lugar: vaca Maradona (média de 39.656 kg / dia). Proprietário: Jose Cláudio Faria Bispo
5º lugar: vaca Cigana (média de 35.986 kg / dia). Proprietário: Carlos António Alves

Categoria Livre do Programa de Melhoramento Genético Municipal
1º lugar: vaca Muralha (média de 35.540 kg / dia). Proprietária: Camila Freitas
2º lugar: vaca Tiazinha (média de 34.281 kg / dia). Proprietário: José Paulo
3º lugar: vaca Melissa (média de 28.783 kg / dia). Proprietário: Gelcimar Franzini

Veja mais na edição 759 do Folha do Sudeste

Share: