Na noite da última terça (6), a Câmara de Vereadores de Muriaé realizou uma Reunião Comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Na ocasião, seguindo o projeto de autoria da vereadora Dra. Miriam Fachinni, foram entregues as homenagens do Título da Ordem Chico Mendes a 18 pessoas que trabalharam e se dedicaram em defesa do meio ambiente.

Os homenageados e os respectivos vereadores que os indicaram foram: Nilza Maria da Silva (ver. Ademar Camerino); Felipe da Silva Costa (ver. Carlos Macuco); Romero Valente Soares (Pres. da Câmara de Muriaé, ver. Carlos Delfim); José Nunes Viana Filho (ver. Celso de Oliveira); Maucon Francisco Almeida Rodrigues (ver. David Lacerda); Antônio José Rodrigues Caldas Francisco (ver. Devail Corrêa); Francisco Ofeni Silva (ver. Evandro Cheiroso); Clube de Desbravadores Caçadores de Aventura (ver. Helena Carvalho); Lynaldo de Paula Silva (ver. Ivanir Souza); Frei Gilberto Teixeira da Silveira (ver. Jair Abreu); Renato Silva Sigiliano (ver. Joel de Asevedo Júnior); Rachel Monteiro de Castro Jansen (ver. José Carlos Alves Cerqueira); João Francisco dos Santos (ver. Prof. Júlio Simbra); 3º Sargento Marcos Antônio Madriaga Bernardino (ver. Dra. Miriam Facchini); Carlos Alberto de Oliveira (ver. Reginaldo Roriz); José Álvaro Percino da Silva (ver. Lelei); Airton Bouzada Lopes (ver. Ciso); 2º Tenente João Carlos Santos Areias (Prefeito Grego).

Dra. Miriam, em seu discurso, proferiu as seguintes palavras:

“No dia 5 de junho, celebrou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma data importante que, já há 45 anos, procura nos lembrar que cada habitante do planeta tem sua parcela de responsabilidade em relação à melhoria da qualidade de vida. Data que tem como objetivo chamar a atenção de todos nós para a necessidade de preservação dos nossos recursos naturais – que, ao contrário do que se imaginou por muito tempo, não são inesgotáveis.

Além de continuar celebrando o Meio Ambiente, nos reunimos para oferecer o nosso reconhecimento a muriaeenses que, conscientes de sua importância, desenvolveram ou ainda desenvolvem trabalhos ambientais de enorme relevância em nossa comunidade. Pois, se cada um sempre fizer a sua parte, alcançaremos resultados muito mais eficazes em prol do bem comum.

Nosso planeta vive um momento crítico no que diz respeito à questão ambiental. Estamos enfrentando enchentes devastadoras, deslizamentos de terra letais e diversos outros desastres naturais que são, muitas vezes, consequências de ações sem planejamento que foram executadas pelo homem. Por isso, o momento não é somente de reflexão, mas principalmente de atitude. É nosso dever trabalhar para minimizar, cada vez mais, os impactos negativos a serem enfrentados pelas gerações futuras e transformá-los em impactos positivos.

Não basta plantar uma árvore ou separar o lixo corretamente apenas no Dia Mundial do Meio Ambiente. Conscientizar-se de verdade é lembrar que as ações ambientais devem ser sempre constantes, pois somente assim conseguiremos obter mudanças concretas em nossos hábitos de vida e promover impactos positivos nos espaços em que vivemos.

Para a premiação que fizemos, escolhemos como patrono o homem que tornou-se símbolo deste ideal. Francisco Alves Mendes Filho, ou apenas Chico Mendes, foi ativista reconhecido internacionalmente e, perseguido por grandes fazendeiros da região amazônica, acabou tendo sua vida tirada, tornando-se mártir da causa ambientalista em nosso país.

Assim, o Prêmio Chico Mendes firma o compromisso da Câmara Municipal de Muriaé com a questão ambiental em nossa cidade. É um justo e merecido reconhecimento àqueles que vêm lutando em defesa do meio ambiente, estimulando as pessoas a se tornarem agentes do desenvolvimento sustentável e a modificarem seus hábitos cotidianos de utilização dos recursos naturais. Na verdade, mais do que premiar, precisamos homenagear todos os agraciados desta noite conjugando um outro verbo: agradecer.

Como dizia o escritor Nildo Lage: ‘trabalhar com sustentabilidade é plantar um presente que a garanta a subsistência das novas gerações. Pois, melhor que plantar árvores, despoluir rios e proteger animais, é semear a consciência de que garantir a vida é respeitar as fronteiras da natureza’”.

Veja mais na edição 761 do Folha do Sudeste

Share: