Na noite de terça-feira 15 de agosto, na Câmara Municipal, O Fundo Previdenciário de Muriaé – MURIAÉ-PREV, realizou a solenidade de apresentação e inauguração de seu novo Portal de Transparência, o qual pode ser acessado através do link http://www.muriaeprev.com.br/portal

O presidente do MURIAÉ-PREV, Antônio José Pereira de Oliveira, explicou que o Portal é uma necessidade, porque hoje em dia diversos órgãos públicos estão sendo muito criticados oferecer transparência aos seus atos. Segundo ele, por ser um órgão público da administração direta, é indispensável a prestação de contas aos servidores e à sociedade sobre o que está acontecendo com o patrimônio do servidor público municipal. “O MURIAÉ-PREV é um dos maiores patrimônios dos nossos 2,5 mil Servidores Públicos Municipais, então temos que tomar conta do dinheiro de cada um com respeito e compromisso, pois sabemos que os servidores trabalham a vida toda e merecem no final, ter uma aposentadoria digna e garantida. O Portal é um passo muito importante, porque nele estão descritas todas as nossas atividades em tempo real, em uma linguagem de fácil acesso, podendo a qualquer hora, fazer emissão de extratos previdenciários, contra-cheques, reconhecer suas contribuições, benefícios previdenciários, ter acesso à orientações e á cartilha previdenciária, etc. Entendemos que não estamos fazendo mais do que nossa função e obrigação institucional: administrar com ética e transparência. Os vereadores elogiaram nossa atitude. Temos que agradecer a parceria com os servidores, vereadores, Câmara, Prefeitura, Fundarte e DEMSUR, além de todos que sempre nos apoiaram em nossas empreitadas”, destacou.

Já Alessandro Rodrigues Campos, que é presidente do Comitê de Investimentos do MURIAÉ-PREV disse que o Portal foi um compromisso assumido ainda no momento da campanha por Antônio José e toda equipe da qual faz parte desde o início. “É um momento de muita alegria para o servidor receber o Portal da Transparência, cujo objetivo, como o próprio nome diz, é oferecer transparência em relação às despesas, receitas, investimentos e gastos do Muriaé Prev. Além disso, traz orientações informações do passo a passo no processo de aposentadoria e demais benefícios, da parte contábil, de gestão de contratos e licitações, etc. É um Portal completo com todas as informações que o servidor precisa para efeito de orientação e entendimento da realidade do Fundo Previdenciário de Muriaé. É uma grande conquista, uma realização, um avanço naquilo que se espera de uma gestão séria. Pretendemos, com isso, oferecer uma ferramenta ao servidor para que ele possa avaliar a lisura e a transparência não apenas das contas, mas de todos os atos desta e de outras gestões de forma permanente. Posso falar com propriedade, porque tenho a honra de participar e contribuir com esta gestão desde o início e que hoje apresenta ao servidor uma evolução patrimonial de mais de 128% em apenas 05 anos, superando todas as metas e índices nacionais estabelecidos e alcançando hoje o patamar de mais de 180 milhões, se consolidando como um dos maiores Fundos Previdenciários do Estado de Minas”, finaliza.

Sílvio Marcio Bousada Salvato, Secretário Municipal de Planejamento e Controle, mostrou-se muito feliz com a apresentação do novo site “Portal da Transparência”, pois, segundo ele, mostra que a gestão do presidente Antonio José tem trabalhado com competência e no cumprimento da lei, motivo de muita honra para a equipe. “Estivemos presentes para conhecer, porque nós, da Prefeitura, também estamos providenciando um novo Portal da Transparência, então viemos aprender. Conheço o Antônio José há muito tempo e tinha certeza do seu comprometimento, ciente de que o MURIAÉ-PREVgrande teria sucesso em sua gestão”, elogia.

Mauro Costa de Oliveira, natural de Divino MG e residente em Juiz de Fora, assumiu recentemente a gerência geral da Caixa Econômica Federal de Muriaé também prestigiou o que considera “Uma vitória do MURIAÉ-PREV, estou aqui para colaborar para um município ainda melhor. Na sexta passada estive na cidade fazendo uma visita, conhecendo a agência, os colegas e visitei o MURIAÉ-PREV. O Alessandro me apresentou a instituição, os números, a parceria com a Caixa e achei tudo muito organizado e funcional. Fico lisonjeado com o convite para prestigiar esse evento, que é muito importante para o funcionalismo municipal e para a cidade, mostrando seriedade, transparência, ética e responsabilidade com o dinheiro público. Estamos aqui para mostrar para o novo Brasil que a Caixa está nessa parceria, fazendo o melhor para crescermos juntos. Fico muito feliz por assumir a agência e participar de eventos como esse. Em JF o MURIAÉ-PREV possui bastante fama devido à atual gestão, um exemplo para o estado de Minas Gerais e todo o Brasil. Vemos a aplicação do dinheiro com seriedade e rentabilidade, o que todo munícipio e cidadão que participa de fundo de pensão quer. Todas as pessoas sabem e têm acesso. É uma liberdade imprescindível para verificar onde estão sendo feitas as aplicações”, explica.

Célio Carlos Rosa de Paula, Secretário Municipal de Fazenda e servidor há 23 anos, faz parte do Conselho Administrativo do MURIAÉ-PREV como membro nato e segundo ele, o MURIAÉ-PREV nada mais é do que um patrimônio do servidor público municipal. “Eles fizeram na gestão do Fundo de Previdência, o que todo Executivo e Legislativo, seja municipal, estadual ou federal, deve fazer. Quando se fala em órgão público, a população tem que saber os números, a arrecadação, as despesas, em que está sendo investindo, onde está se aplicando, enfim, detalhes sobre o Fundo e o futuro dele daqui a 10, 20 ou 30 anos. Tem que ter pessoas sérias e com compromisso como as que aí estão, não só na presidência, mas nos Conselhos Administrativo e Fiscal, para gerir esses recursos com responsabilidade. O servidor que aposenta pelo MURIAÉ-PREV está com seus benefícios garantidos, pois é um órgão que não tem nenhuma inadimplência ou desvio. Estou nessa administração 2012-2018 e acompanho todas as prestações de contas”, completa.

Share: