O Centro de Estudos e Pesquisas do Hospital São Paulo, realizou na noite de sexta feira (10), no seu auditório, a palestra com o tema ‘Câncer de Próstata’, aproveitando o foco de abordagem nacional da campanha de prevenção ‘Novembro Azul’. Foi uma grande oportunidade de reciclagem de conhecimentos para os profissionais presentes, bem como um momento relevante de participação por parte dos estudantes de Medicina da UNIFAMINAS – Centro Universitário, consolidando a parceria com o Hospital.

Na abertura do evento, além dos palestrantes, se fez fizeram presentes: o provedor do Hospital São Paulo, Messias Soares Vardiero, a Administradora hospitalar Rita de Cassia, o diretor clínico Dr. Cláudio Pompei, o presidente do Centro de Estudos, Dr. Carlos Eduardo Feres, que desejaram boas vindas aos convidados.

Segundo o palestrante Dr. Victor Soares Silvestre Fanni, urologista e Mestre em Oncologia, que abordou o tema ‘Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Próstata’, é relevante falar sobre os casos de doença e sua prevalência, pois o câncer de próstata acomete um em cada seis indivíduos durante toda a vida, podendo levar a óbito se não diagnosticado de forma precoce. “Enfrentamos o tabu, que é uma questão cultural, de falta de informação, pois a investigação é a forma mais adequada. Quem não vai, por um preconceito não justificável, quanto ao exame de toque, tem risco de ser diagnosticado de forma tardia com a doença e pode até morrer em função dessa demora. É importante a prevenção, de forma a salvar o paciente com as formas de tratamento que temos. Tem aumentado esse tipo de câncer porque a população tem envelhecido, fazendo com que a incidência seja mais frequente. Em Muriaé, temos mais acesso com a existência da Fundação, então o número de diagnósticos é maior. Essa foi uma proveitosa oportunidade de divulgar essa orientação, porque prevenir é melhor do que remediar”, afirma.

Para Dr. Carlos Eduardo Feres, urologista e presidente do Centro de Estudos do HSP, no Brasil começa a mudar o cenário da prevenção, pois até então, as mulheres é que preveniam. “O homem tem procurado mais o urologista, na questão da prevenção do câncer de próstata. Também abordamos o tema da reposição hormonal, referente à DAEM – Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino. Os alunos estão frequentando mais precocemente os postos de saúde e tendo essa orientação da prevenção, diagnóstico e tratamento, para que possam transmitir isso de maneira mais progressiva para a população em geral. Fico feliz em ver que eles absorveram os assuntos que tratamos”, acrescenta.

Dr. Eduardo Rodrigues Caldas, bioquímico, explanou um pouco sobre o exame PSA, o pré-diagnóstico do câncer de próstata e o futuro, com a detecção precoce. “Também falamos sobre o PSO 2, exame futuro que está vindo substituir o PSA, mas ainda está em fase de estudo”, explica.

Dra. Carolina Rodrigues Caldas, anatomopatologista, falou sobre o diagnóstico através da biópsia e a graduação dos tumores, importante para nortear o tratamento.

Segundo Dr. Cláudio Pompei, diretor clínico do HSP, o hospital vem mostrando que todo o seu corpo clínico se encontra atualizado, interessado em transmitir as informações. “Também ficamos satisfeitos em ver os alunos buscando conhecimentos, em uma palestra tão importante. A realidade da Medicina em nossa região se destaca por proporcionar atualidades e conhecimentos. Vejo que as cidades do interior têm se mostrado como melhores escolas de residência médica, porque os alunos têm o convívio mais adequado e uma liberdade maior. Na capital é outra realidade, em que se vive longe de tudo e cria outro ambiente. Acredito que em pouco tempo o interior vai se destacar mais. Muriaé em especial, com essa parceria bem sucedida entre o HSP e a UNIFAMINAS”, completa.

Share: