INAUGURAÇÃO DA SEDE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ROSÁRIO DA LIMEIRA E SOLENIDADE  DE ENTREGA DE TÍTULOS “CIDADÃO HONORÁRIO”

Na noite de sexta-feira (24), foi inaugurada a sede própria da Câmara Municipal de Rosário da Limeira, que leva o nome do ‘Vereador Joaquim Braga Neto’. A placa inaugural foi descerrada pelo presidente da Câmara, Wanderlei Ferreira Dias e pelo limeirense Amado. O corte da fita foi feito por Wanderlei, pelo prefeito José Maria e o vice, Davi Maciel. O presidente da Casa chamou para dar os devidos créditos e méritos aos demais presidentes que ajudaram nas etapas anteriores da obra, reconhecendo seus esforços: Valdeci do Eloim, Alexandre Braga e Davi Maciel (atual vice). O prédio construído com recursos próprios do Legislativo. Em comemoração aos 20 anos de autonomia administrativa de Rosário da Limeira, na ocasião também foi realizada a Solenidade de Entrega de Títulos de ‘Cidadão Honorário’ a nove limeirenses que prestaram relevantes serviços ao município ou nele se destacaram pela atuação na vida pública e particular: Geralda Aparecida Vital Alves; João Paulo Dias da Fonseca; Paulo Roberto Braga; Almir José da Silva; Sidney Cristino; Elvécio Geraldo Gonçalves da Silva; Olavo Rodrigues do Carmo; José Lopes de Faria e Amado Peixoto de Assis. Depois da solenidade, teve apresentação da Banda Marcial de Guidoval e, na praça principal da cidade, o show da dupla Júnior & Gustavo. 

De acordo com o prefeito de Rosário da Limeira, José Maria Pinto da Silva, é uma satisfação imensa participar de uma gestão em que, no primeiro ano, conseguiram unificar e, diante de tantas dificuldades vivenciadas pelos municípios do país, realizar o término de uma obra que começou sua história em 2009, com a aquisição do terreno pelo então prefeito Edson Curi. Depois disso, com o então presidente da Câmara na época, Valdeci do Eloim, foi dado um passo inicial na obra, seguido de Alexandre Braga, que fez outra parte, o atual vice-prefeito Davi Maciel também deu grande contribuição e o atual presidente da casa, Wanderlei Dias, que conseguiu finalizar essa grande aquisição da cidade. “É um grupo que administra Rosário da Limeira. Todos os presidentes que passaram pela Casa Legislativa colaboraram nesta obra que conseguimos realizar, então estamos unificados em prol das melhorias objetivadas. Essa é uma obra muito importante e significa simbolicamente um esforço coletivo de um grupo que busca soluções para construir um município com uma estrutura mais completa, uma independência e uma economia financeira mais efetiva. Gostaria de agradecer aos vereadores que buscaram e buscam o entendimento para construirmos algo novo, com uma integração e participação de todos. Terminemos o ano em paz, com a população nos apoiando, e desejo um feliz natal e próspero ano novo a todos. Para 2018, estamos prontos para cumprir as expectativas, resolver parte dos problemas vivenciados e sermos bem-sucedidos”, explica.

Segundo o vice-prefeito Davi Maciel, esse era um sonho muito antigo compartilhado por várias pessoas, inclusive ele, que, antes de ser vereador, observava a Câmara ser mudada constantemente de lugar: quando um novo presidente assumia, ele mudava a Casa Legislativa, para agradar algum colega de partido. Isso era um gasto desnecessário do município, pois são recursos que iam se desperdiçando a cada 2-4 anos. Quando se elegeu, Davi reuniu com os colegas no início do Governo, e chegaram à conclusão que, se tivesse a união de vários presidentes em sequência, e fosse feito um compromisso entre eles, conseguiriam juntar um pouco de dinheiro e concretizar esse, que era o ‘Sonho da Casa Própria’, consolidando uma sede fixa e sem aluguel para a Câmara. “Começamos com um pacto entre nós, pois, se cada um fizesse sua parte, um dia iríamos terminar. Aproveitamos que já tinha uma obra parada, construída pela administração anterior, que poderia ser a solução, então começamos a investir nela. Cada um dos colegas começou a reservar uma parte dos recursos e agora, nas mãos do Wanderlei, conseguimos terminar a obra. Tive o prazer de ser um dos colaboradores, junto aos outros vereadores, que conseguiram economizar. Com essa proposta, cortamos alguns gastos para diminuir as despesas e trabalhamos com transparência, mostrando que é possível construir. Felizmente conseguimos. Trata-se de um sonho realizado, já que também fui presidente, e fiz as economias, comprando bastante material, deixando as contas quitadas e as licitações finalizadas. O prefeito Zé Maria colaborou com a mão de obra nesta última etapa conseguimos a parte de recursos humanos qualificada para fazer os acabamentos, até então não disponível. Vejo a grandeza deste momento e a população está ciente disso. As homenagens que fizemos aos Cidadãos Honorários os valorizam e engrandecem a cidade. O povo começa a respeitar mais o Legislativo e o Executivo, a analisar o dinheiro público e a clareza com que conseguimos trabalhar. Acreditamos nos cidadãos e eles perceberam que ainda há pessoas com seriedade na política, pessoas de bem buscando soluções para sair da crise e crescer”, avalia.

Para Wanderlei Ferreira Dias (Wanderlei do Nena), presidente da Câmara, é uma satisfação pessoal como vereador, junto a tantos outros que passaram pela Casa, concretizar esse sonho. “Restou a mim a incumbência de deixar a sede pronta, em um imóvel próprio, sem ter que pagar aluguel. Agora podemos conseguir recursos para investir em outras áreas. É um espaço que pode ser utilizado para vários encontros, com o objetivo de discutir projetos e muitas coisas de interesse do município. A sede própria facilita muito o direcionamento das discussões, pois anteriormente tínhamos que ficar deslocando. Quando uma obra começa, as pessoas ficam na dúvida, mas quando finaliza, ficam tranquilas e vêem que valeu a pena votar, apostar nas pessoas que eles colocaram à frente da política. Passaram por aqui muitos vereadores bons, mas foi reservado a mim o término, a oportunidade de deixar meu nome cravado nesse prédio como uma pessoa que colaborou para essa obra. Agradeço todos que ajudaram direta ou indiretamente, colaboradores, vereadores, prefeito e vice, desde o eletricista até o engenheiro, enfim, pessoas que tiveram sua parcela de contribuição. O mérito não é só meu, mas de todos eles. Escolhi homenagear o senhor Amado Peixoto que, quando eu ainda era criança, com mais ou menos 13 anos, contribuiu para meu primeiro emprego, teve a paciência de me tolerar, ensinar e dar força para desenvolver. Hoje estou aqui como presidente da Câmara e parte disso devo a ele e à minha família, que contribuíram para minha formação. Cada pessoa agraciada com o título é merecedor dele”, explica.

Alex da Silva Carvalho, assessor do Deputado Federal Wadson Ribeiro, secretário dos Fóruns Regionais e ouvidor do Estado, lembra que o vice-prefeito de Rosário da Limeira, Davi Maciel, também pertence ao partido PCdoB, e, logo no início da gestão, o deputado já conseguiu liberar um ônibus para a cidade. “Rosário da Limeira é um município muito importante para a região e para o estado de Minas Gerais, tendo muita evolução nesses últimos 20 anos. Agora, ao contrário de muitas cidades com mais tempo de história político-administrativa, já tem seu espaço para o povo, a sede da Câmara Municipal. Isso mostra que, quando queremos, fazemos diferente. Com recursos pequenos poucos anos de mandatos dos presidentes da Casa Legislativa, e a colaboração de cada um, chegaram à conclusão da obra. Isso mostra que a união do Executivo com o Legislativo construirá uma cidade melhor”, destaca.

A área administrativa funciona na parte superior do prédio e o Plenário no térreo. O horário de funcionamento para o público, inicialmente, é das 8h às 11h e das 13h às 17h, mas, na atual administração, funcionará em um horário mais amplo: 7h às 12h e 13h às 17h30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*