O MURIAÉ-PREV realizou, na noite de sexta-feira 8 de dezembro, no Sesc Muriaé, o 9° Encontro dos Aposentados e Pensionistas, oportunidade em que também apresentou uma prestação de contas.  O evento teve abertura pelo cerimonialista Ailton Malta que fez a leitura de uma linda mensagem aos aposentados e pensionistas e uma breve história do MURIAÉ-PREV. Antônio José Pereira de Oliveira, presidente do MURIAÉ-PREV, disse que esse já é um encontro tradicional, sempre com uma palestra e neste ano contou com duas. “Tudo isso visando o bem-estar do nosso aposentado, os cuidados com a saúde, corpo, mente, e um momento de confraternizar, porque estamos chegando em mais um final de ano, de muita luta. Administrar um patrimônio com mais de 2 mil servidores não é uma tarefa fácil, por isso precisamos prestar contas aos aposentados e trazer palestras. Eles são nosso patrimônio. É um evento que nos deixa muito felizes. Ano que vem é o ultimo ano da nossa gestão e agora vamos passar o bastão para outro gestor e fechar com chave-de-ouro. Agradecemos o apoio que sempre tivemos. Todos apoiaram o MURIAÉ-PREV e agora é o momento de retribuir”, analisa. “Antônio José também falou da parceira com a Caixa Federal, pois a caixa federal e a patrocinador do Encontro já de longa data. Parceria esta que gerou grandes frutos para o patrimônio dos servidores e agradeceu a presença do gerente geral e sua equipe. Antônio José disse ainda que este ano o encontro teve outros parceiros que contribuíram com patrocínio para a realização deste evento. O Presidente do MURIAÉ-PREV fez um agradecimento a todos os colaboradores, em especial à sua equipe que não medem esforços no atendimento aos servidores, aos conselhos e comitê investimento, sempre cumprindo seu importante papel na gestão deste fundo”, finaliza.

Segundo Alessandro Rodrigues Campos, presidente do Comitê de Investimentos do MURIAÉ-PREV, esse foi um evento comemorativo a exemplo do que foi realizado em outubro, especificamente para os servidores ativos. Já este, em dezembro, é de prestação de contas (balanço do ano e apresentação dos números das receitas e despesas) e orientação direcionada para os aposentados e pensionistas do MURIAÉ-PREV, atuais beneficiários que desfrutam do Fundo de Previdência. “É também um momento de natureza pedagógica e de orientação principalmente na área de saúde, com tudo que faz parte do dia-a-dia deles, pois a razão do MURIAÉ-PREV existir é o servidor. Tudo que fazemos é pensando neles, sejam os da ativa ou inativa. Os beneficiários imediatos são os aposentados e pensionistas, mas o Fundo tem total preocupação com os servidores da ativa que amanhã serão os aposentados. Todo planejamento financeiro e cuidado que temos com os recursos, é pensando no nosso compromisso de honrar a aposentadoria e pensão deles. Contamos atualmente com aproximadamente 600 aposentados e 2 mil servidores na ativa. O MURIAÉ-PREV tem hoje R$ 183 milhões, sendo que quando assumimos, em 2012, tinha R$ 78 milhões, um crescimento nominal no valor de 133%, acima da meta do Ministério da Previdência, da média de juros bancários, e muito acima da média inflacionária. Ou seja, batemos todas as metas em índices oficiais. Em resumo, estamos fazendo nosso dever de casa muito bem feito na área financeira. Somos o maior Fundo de Previdência da Zona da Mata Mineira e um dos maiores de Minas Gerais. A saúde financeira atual dispensa comentários. É um órgão reconhecido e respeitado, do qual tenho orgulho de fazer parte. As pessoas podem ficar tranquilas porque as aposentadorias delas estão garantidas”, reforça.

Segundo Mauro Costa de Oliveira, gerente geral da Caixa Econômica Federal – Agência do Centro, logo que chegou em Muriaé, a primeira visita que fez foi ao MURIAÉ-PREV, tendo em vista que é um parceiro importantíssimo para a Caixa, devido ao excelente trabalho que o presidente Antônio José e sua equipe vêm realizando, trabalho este com muita ética e profissionalismo. “É uma parceria que só tende a crescer. O evento é importante, assim como nosso patrocínio e prestígio. É um encontro em que os aposentados e pensionistas têm a oportunidade de comemorar o ano que passou e o desempenho do MURIAÉ-PREV, com os bons resultados. Já programamos para janeiro uma pauta de reunião para analisarmos patrocínios e investimentos para o ano de 2018, fortalecendo esse relacionamento. Estamos muito satisfeitos com essa parceria e a Caixa está aqui para fazer muito para o município na sua função social e demais atividades. Buscamos estar muito presentes, com força e prontos para apoiar”, afirma.

De acordo com o cardiologista, Dr. Guilherme Flores Carvalho, palestrante que abordou o tema ‘Prevenção de Doenças Cardiovasculares’, essa é a grande causa de mortalidade no Brasil e no mundo, com considerável prevalência em números, perto de outras enfermidades. “Falamos sobre os fatores de risco controláveis, como dieta, exercício, não fumar, etc., que são fundamentais para reduzir as chances de infarto e doenças nas artérias, para as pessoas conhecerem e tomaram providências e terem um estilo de vida que proporcione uma qualidade melhor. Agradeço ao Presidente do MURIAÉ-PREV pelo convite para poder colaborar”, acrescenta.

Artur de Alcântara Garcia, graduado em Educação Física – Licenciatura e Bacharelado, pós-graduando em Treinamento Resistido e professor, abordou o tema da atividade física na melhor idade. “Busquei passar a importância da prevenção e do preparo para eles chegarem nessa idade bem de saúde, independentes e para que possam aproveitar essa fase da idade da melhor forma possível e sem dependência de ninguém, o que muitas vezes acontece. E também não deixar de cuidar da saúde, na questão de alimentação e atividade física, somente depois que termina o prazo útil de serviço deles. Minha conscientização sempre é para que eles trabalhem isso ao longo da vida, chegando à melhor idade bem, independentes, bem física e mentalmente e podendo usufruir das melhorias”, agradeço ao Antônio José e ao Alessandro pelo convite, destaca.

Share: