Pe. Cícero Machado Ribeiro, MSC, lançou na última sexta-feira 8 de dezembro, seu livro ‘Uma Boa Notícia’, durante uma Noite de Autógrafos realizada no pátio da Matriz São Paulo, após a Santa Missa presidida por ele anteriormente. A obra é uma coletânea de quatro volumes.

No contexto de um mundo permeado de notícias ruins, com o ódio teimando em querer vencer o amor, a esperança continua sendo Jesus Cristo, para nos salvar do maligno e insistir para que possamos dar nossa contribuição ao mundo. Segundo Pe. Humberto Henriques da Silva, MSC, Conselheiro Geral dos Missionários do Sagrado Coração (Roma), é com esse convite que nasce o livro, trazendo uma Boa Notícia, o Evangelho de Jesus contado e explicado pelo Pe. Cícero. Para ele, trata-se da Palavra de Cristo atualizada a partir da vida, traduzida e interpretada com o devido conhecimento bíblico e teológico, além de muita inspiração divina.

“Assim escutei e li as páginas deste livro, impressionado com a capacidade que o autor possui em falar de realidades tão difíceis de uma maneira tão simples e acessível (…) O livro tem um roteiro leve e de fácil entendimento para os que querem compreender e rezar os Evangelhos. Aliás, este livro não se destina somente como leitura intelectual mas, sobretudo, espiritual (…) que nos orientará em nossa viagem, no mar da história (…) Para cada explicação de algum trecho do Evangelho, correspondente a um dia da semana, nos é contada uma história que começa com um título, passa pelo relato do Evangelho e a explicação de seus pormenores, e termina com a aplicação concreta na vida humana (…) é também um livro para a conversão pessoal e comunitária, onde o autor insiste em nos convocar a participar ativamente na construção do Reino de Deus, inseridos em uma comunidade de discípulos que se encontra em cada paróquia e em cada capela espalhadas pelo mundo”, destaca Pe. Humberto em alguns trechos da apresentação do livro, parte que coube a ele redigir.

Em uma de suas citações, Pe. Cícero destaca que pediu em súplica a Deus que lhe concedesse a graça de conseguir escrever suas meditações e reflexões dos Evangelhos na cotidianidade da vida, a fim de partilhar tanta riqueza e alegria da Boa Notícia de Jesus Cristo, que ele trazia dentro de si. “Trago como bibliografia e material de consulta a Bíblia e o Evangelho cotidiano, sendo assim, não há a pretensão desta obra ser um grande tratado de teologia, mas a aplicação de minha graduação filosófica e teológica como suporte para colocar no papel o que vi, vivi e o que senti nesses últimos três anos de minha vida. Um dia comecei a escrever minhas homilias. Hoje elas estão banhadas pelo silêncio e pela conversa íntima com a Trindade Santa. Aqui está esta riqueza. São, no momento, algumas poucas páginas que trazem reflexões para o tempo de Advento e Natal na liturgia diária ferial (de segunda a sábado)”, explicou em parte de seus textos.

Segundo Padre Cícero, lançar um livro é uma emoção que não dá para explicar, supera todas as expectativas. Ele considera uma ‘Graça’ concluir uma obra voltada para um público que gosta de sua pessoa, de lhe ouvir, de buscar compreender suas palavras e explicações. Mais do que isso, voltada para um povo que ama Jesus Cristo e se aproximam Dele através dos ensinamentos que Pe. Cícero se empenha em pregar. “É isso que quero deixar no livro: que as pessoas, através das minhas reflexões, e dos Evangelhos que estão no livro, possam se encontrar com Jesus. Nós, do Sagrado Coração, vamos para um lugar com um mandato determinado. Meu tempo terminou e serei enviado para outra missão, que é em Vila Velha ES, onde irei trabalhar como pároco na igreja de lá. Trabalhei em mais da metade das paróquias daqui da cidade, então para mim tem sido uma paixão: de 23 anos de Padre, 7 deles passei em Muriaé. Voltarei sempre que puder e meus outros volumes serão lançados aqui. Quero agradecer todo o pessoal que se envolveu nesse lançamento e na noite de autógrafos. Também agradecer às pessoas que me ajudaram no livro e, principalmente, aos fiéis da nossa Igreja, que me valorizam tanto e me dão tanto carinho. O que posso deixar é a lembrança dessas palavras. Estamos chegando no Natal e quero desejar que o Menino Jesus esteja conosco, que cada um receba-o na sua casa”, destaca.

Pe. Cícero também lançou o livro e realizou a noite de autógrafos na segunda-feira (11) em Belford Roxo e na quinta-feira (14), na Praça Seca, Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, ambos no estado do Rio de Janeiro.

Share: