Exercícios estimulantes com o objetivo de melhorar habilidades como memória, concentração, raciocínio e criatividade – isso é o que propõe o Metódo SUPERA Ginástica para o Cérebro. A semana de inauguração em Muriaé, iniciou na segunda feira (26) e vai até dia 2 de março, na Av. Presidente Arthur Bernardes 86, Centro. A semana de inauguração conta com palestras, aulas gratuitas agendadas (condições e valores muito diferenciados do que é trabalhado no Brasil inteiro, com suas mais de 300 unidades) e a apresentação dos métodos de trabalho e ferramentas de aprendizado utilizadas.

Giselle Cristina Navarro Antoniazzi, enfermeira, e seu esposo Fabrício Resende, médico, são os responsáveis pela franquia. Segundo ela, o método existe há 12 anos no mercado, trabalhando o potencial de aprendizado e a capacidade de melhora cerebral das pessoas. “Trabalhamos todas as habilidades que o cérebro é capaz e, com isso, a pessoa adquire criatividade, raciocínio rápido e lógico, concentração e atenção sustentada. Assim, trabalhamos também a auto estima e a autonomia das pessoas mais idosas. Aqui na unidade temos cinco profissionais habilitados, em formação há um ano, para proporcionar essa experiência de cuidado com o cérebro. Utilizamos 6 ferramentas para trabalhar as habilidades do cérebro: jogos, ábaco, dinâmicas em grupo, Supera Online (plataforma francesa que acompanha remotamente o aluno: o que ele faz em casa, saber como ele está evoluindo), jogos cognitivos e neuróbicas. A faixa etária é a partir de 6 anos de idade, ou 5, se já for alfabetizada e tiver capacidade de interpretação, porque trabalhamos comunicação, linguagem e textos, por isso é necessário entendimento para desenvolver o raciocínio. Além disso, não há limite de idade e na rede tem pessoas com 102 anos”, afirma. Giselle convida a todos para conhecerem a unidade e vivenciarem o método, observando como funciona o trabalho, material, enfim, tudo que é ofertado para crescimento pessoal, cognitivo e pedagógico.

Durante a semana de inauguração, o Supera recebeu diversos profissionais ligados à educação, que conheceram e aprovaram o que lhes foi apresentado. “As pessoas presentes são multiplicadores, porque trabalham distinto o pedagógico do cognitivo e nós trabalhamos os dois em conjunto. Trouxemos o Supera para Muriaé porque acreditamos que as pessoas podem se desenvolver, ser muito melhores, aprender, tornarem-se mais capazes. Acreditamos que a cidade pode ser melhor ainda”, acrescenta.

A educadora da Escola Pinguinho de Gente, Maria Fernanda de Castro Mayrink, está dando continuidade, junto a sua equipe, ao reconhecido trabalho de sua mãe Maria Lúcia, que há 45 anos tornou se referência na educação infantil na cidade. Para ela, o Supera é um método muito interessante, que ela não conhecia. “Como trabalhamos com o cognitivo, desenvolvimento do pensamento e área sócio afetiva, o trabalho deles vem de encontro às necessidades que as crianças têm atualmente de desenvolver o raciocínio, concentração e criatividade. Achei muito interessante e acredito que vai ser um diferencial em Muriaé”, explica.

Maria da Conceição Rodrigues de Souza (Nininha), secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer, ressaltou que é uma oportunidade excelente de conhecer uma metodologia diferenciada. “Fiquei encantada com o trabalho apresentado na demonstração. Vejo uma grande possibilidade de trazer meus netos para que eles adquiram essa autonomia e elevação da auto estima. Gostei demais, foi muito agradável, uma oportunidade ímpar de observar um processo espetacular. Outra possibilidade que observo seria a de trazer uma turma de diretores e alguns pedagogos pra conhecerem o Supera e, de repente, fazermos uma parceria”, completa.

As aulas acontecem uma vez por semana e têm duas horas de duração. O material didático é exclusivo e diferenciado, como por exemplo o ábaco (utilizado para fazer cálculos de forma prazerosa e bem diferente). Com o aprendizado, o aluno desenvolve o raciocínio e a coordenação motora. Vale destacar também as atividades neuróbicas, que fazem o cérebro sair da zona de conforto, criando novas conexões. Os alunos usam jogos de tabuleiro, individuais ou em grupo, desenvolvendo habilidades cognitivas e socioemocionais, como estratégia, relacionamento e autoconfiança. As apostilas com exercícios exclusivos, dinâmicas em grupo e vídeos motivacionais também fazem parte das aulas da academia, contribuindo para a aplicação de uma metodologia eficaz na estimulação cerebral. Os professores são capacitados para orientar os alunos no uso dos “equipamentos”, estimulando-os a pensar nos desafios propostos e a solucioná-los sozinhos.

De acordo com a neurociência, os exercícios para o cérebro aumentam a reserva cognitiva, deixando o cérebro mais ágil para encontrar os caminhos necessários para nossas atividades diárias. Graças à neuroplasticidade – capacidade do cérebro em se modificar de acordo com estímulos –, essa ginástica fortalece as conexões entre os neurônios, desenvolvendo seu potencial e melhorando as habilidades cognitivas, como memória, concentração, raciocínio, criatividade, conforme explicado por Antônio Carlos Perpétuo, presidente fundador do Método SUPERA, o qual reforça que o cérebro é um dos órgãos mais importantes e essenciais para a sobrevivência: sem ele não teríamos a capacidade de raciocinar, pensar e ter sentimentos.

Share: