O verão está a ponto de acabar e dia 20 de março começa o outono. Embora seja conhecida como agradável devido ao clima ameno e fresco, suas mudanças bruscas de temperatura propiciam as condições perfeitas para uma multiplicação de infecções e irritações do trato respiratório. O ar úmido característico dessa época do ano é ideal para a proliferação dos agentes nocivos, que despertam as doenças. Portanto, é essencial ter consciência acerca dessas enfermidades para que sejam tomados cuidados especiais de prevenção, já que as características do clima propiciam seu surgimento e sua disseminação.

GRIPE: altamente contagiosa e muito comum, a gripe é, sem dúvida, a protagonista entre as doenças do outono. É provocada pelo vírus Influenza e debilita as funções do pulmão, garganta e nariz e provoca um mal-estar generalizado, com dores musculares, na cabeça, febre alta e podendo apresentar inflamações oculares. Entre as medidas de prevenção, sugere-se proteger e evitar tocar o nariz e a boca; lavar as mãos com água e sabão, usando álcool gel 70% regularmente; melhorar a circulação de ar abrindo as janelas; evitar ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas; evitar locais fechados; tomar a vacina adequada e ingerir alimentos ricos em vitamina C.

PNEUMONIA: apresenta maiores chances de complicação do que a gripe e caracteriza a infecção aguda dos pulmões, podendo danificá-los por completo. Recomendam-se os mesmos atos de prevenção que a gripe.

SINUSITE: é a inflamação repetitiva da região interna dos seios da face. Ocorre decorrência de ação viral, bacteriana ou por reações alérgicas, e não é uma doença contagiosa. Como meios de prevenção, recomenda-se beber muita água, evitar longos períodos de jejum, manter hábitos de higiene e fazer um teste para alergia.

RINITE: é a irritação e inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal. Pode ser causada tanto por vírus como por bactérias, embora seja manifestada com mais freqüência em decorrência de alergia, ou por reações a fungos. Para prevenir, é essencial evitar a poeira e os ácaros através da higiene doméstica.

BRONQUITE: trata-se da inflamação dos brônquios, impedindo que o ar chegue até o pulmão – o que causa um grande problema respiratório. Entre os métodos de prevenção, estão: não fumar, evitar exposição à poluição do ar e a agentes que possam causar irritação aos pulmões e lavar as mãos frequentemente.

LARINGITE: é causada por bactérias, vírus, bebidas geladas ou pela ação de elementos do ambiente. É a inflamação da laringe – local da garganta onde se encontram as cordas vocais. Como medidas preventivas, recomenda-se evitar fumar, limitar o consumo de álcool e cafeína e beber muita água.

Share: