Ação proporcionou capacitação para profissionais, com objetivo de melhorar abordagem de pacientes, tratamentos e acompanhamentos

A Prefeitura de Muriaé, por meio do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), realizou o evento “Café Científico”, na última sexta-feira (13), no Teatro Zaccaria Marques, para levar conhecimentos sobre incontinência urinária e pé diabético para enfermeiros e para profissionais de saúde da região. A ação ofereceu treinamento para as equipes de saúde da rede pública, levando mais informações sobre as formas de abordar o paciente, os tratamentos possíveis e como fazer o acompanhamento dos doentes, melhorando o atendimento às pessoas.

 

O primeiro treinamento, que enfatizou a perda involuntária de urina, foi realizado pela professora e enfermeira obstetra de São Paulo, Júnia Lima. Ela apresentou várias questões, incluindo as dificuldades que pessoas que possuem incontinência têm para viver uma vida normal. “Com os enfermeiros recebendo um conhecimento de qualidade ficará mais fácil identificar a enfermidade do paciente e convencê-lo a fazer o tratamento. Existem muitas pessoas sofrendo com perda urinária em Muriaé e, nossa tarefa como enfermeiros, é realizar a abordagem e conhecer as formas de tratamento. A enfermidade existe entre mulheres e homens, porém ambos demoram para observar que o caso é sério ou ficam com vergonham de pedir ajuda”, disse uma das participantes da palestra e enfermeira do CEAE, Sandra Tirello.

 

O segundo assunto discutido foi o pé diabético. A palestra foi oferecida pela enfermeira, chefe do setor de Pé Diabético do CEAE, Vilma Ferraz, que apresentou o tema com ilustrações de casos verídicos de pacientes. O treinamento ensinou os profissionais de saúde as características que identificam o diabético, assim como explicou sobre os tratamentos adequados e dietas que podem prevenir as feridas, chamadas de úlceras no pé. “O diabetes é uma epidemia mundial, muitas vezes causada pela obesidade. Nós queremos levar conhecimento aos nossos colegas sobre como identificar, os tipos de curativos indicados e os desbridamentos de feridas (forma de secar a lesão)”, disse Vilma. O paciente que não se trata pode passar por complicações renais, cardíacas e perda de mobilidade e, caso os ferimentos progridam, pode levá-lo a uma gangrena (putrefação dos tecidos) ou amputação dos pés.

 

Prefeitura investe em treinamento de profissionais da saúde

O evento foi organizado pela Prefeitura, através do CEAE, que é referência estadual na região e atende a pacientes de Muriaé e 11 cidades vizinhas. O treinamento faz parte do ciclo de capacitações que levam atualizações de conhecimentos aos profissionais da rede pública. “Estamos sempre investindo em nossos profissionais para que eles ofereçam uma excelente qualidade de atendimento. A incontinência urinária provoca muitos constrangimentos para quem a possui, pois, muitas vezes, o paciente precisa usar fraldas. A ferida no pé também inibe as pessoas diabéticas, já que as lesões ficam aparentes. Vamos trabalhar estes conceitos e treinar a nossa equipe de enfermagem para aprimorarem, a cada dia mais, as maneiras atender os muriaeenses”, relatou o prefeito Grego.

Share: