A Escola Estadual Cel. Francisco Gama, de Laranjal, recebeu, na noite de sexta-feira (27), a pedagoga e escritora Valéria Fernandes para o lançamento de seu livro “O Mundo Ploc de Pedro”. O evento contou com a presença da família e amigos de Valéria, autoridades laranjalenses e a diretoria da escola, música ao vivo com a banda formada por alunos que cursam o 2º e 3º anos do Ensino Médio, além de um buffet preparado carinhosamente pelos funcionários da escola. É a quarta cidade em que Valéria lança sua obra, que já foi promovida em Gurupi (TO), Muriaé e Juiz de Fora (MG), respectivamente. A renda arrecadada será destinada à compra de livros para a Biblioteca Rosa Silva de Castro, localizada no interior da escola.

A homenageada do evento, Valéria Fernandes, mostrou-se bastante grata com a recepção positiva do livro. “É uma alegria muito grande. Em quatro cidades e instâncias diferentes, houve toda essa repercussão. Eu me sinto muito feliz e extremamente privilegiada. Todos os presentes foram pessoas que foram meus professores, vizinhos, trabalharam comigo, etc. É uma satisfação muito grande vê-las virem me prestigiar e comungar desse momento. Houve também o Poder Público, como os vereadores e secretários; pessoas que eu não conheço, mas que se fizeram presentes. Não há presente maior do que ter esse reconhecimento, tanto no campo profissional como no campo pessoal. Meu livro chegou, inclusive, ao exterior, através de uma mãe que esteve presente no lançamento em Gurupi e entregou um exemplar à sua filha, que estava no Chile. A literatura infanto-juvenil é a minha preferida, porque falar para a criança é muito bom, apesar de esse livro ser destinado a adultos também”, disse.

Valéria também adiantou o lançamento de outras obras ainda para este ano. “A obra vem crescendo de uma forma que eu não esperava. Já estou até pensando em ‘O Mundo Ploc de Pedro 2’, para avançar mais nessa questão. Em agosto, teremos o lançamento de ‘Clarinha, Um Anjo de Asa Azul’, sobre uma criança com Síndrome de Down, também nessa linha de conscientização. Há também ‘Pétalas’, um livro de suspiros poéticos, só com versos curtos. Agora, ao me aposentar, posso retomar minha produção”, relatou.

Valéria também comentou sobre como tomou a iniciativa de escrever o livro. “É um sonho muito antigo. Durante toda a minha vida, eu fiz poesia, mas, ao entrar no esquema de casar, trabalhar, etc., eu não tinha muito tempo para a produção literária. Quando entrei para a Academia Muriaeense de Letras, percebi que tinha muita produção, mas ninguém a conhecia. Com isso, criei uma página no Facebook, onde posso compartilhá-la e ter um retorno, pois, ao ver que tem credibilidade e aceitabilidade, percebo que posso investir. Ele foi feito através de ação social. Quem quiser, pode adquiri-lo aqui na escola. Em Muriaé, já está esgotado. Agora, eu pretendo registrá-lo na Academia Brasileira de Letras e melhorá-lo um pouco mais para a segunda edição. Eu gostaria de agradecer a toda a minha família: à minha mãe, minha parceira que está sempre envolvida em todos os meus projetos; aos meus filhos, que me acompanham e fazem a venda; ao meu marido, que, mesmo distante, sempre me incentiva; e a Deus, pois não conseguimos fazer nada sem Sua presença em nossa vida”, concluiu.

Angelica Márcia Silveira Reginnette, anfitriã do evento, diretora da Escola Estadual Cel. Francisco Gama na gestão 2016/2018 e professora de Língua Portuguesa e Artes, explicou como surgiu a iniciativa de promover o lançamento na cidade. “Encontrei a Valéria na rua por acaso e ela me comunicou sua vontade de lançar seu livro em Laranjal, sua terra natal. Então, eu me senti feliz, porque olhava os lançamentos dela em outras cidades e pensava ‘poderia ser na escola em que hoje eu atuo como diretora’. Portanto, estamos muito honrados. Tudo aqui foi feito com muito carinho para receber essa grande escritora da nossa terra. Eu tenho muito a agradecer a ela por confiar nessa instituição”, relatou.

A mãe de Valéria, Aparecida Dalva Fernandes, esteve presente prestigiando o lançamento e expressou seu orgulho com a realização da filha. “Ela sempre me surpreendeu, porque é muito expansiva. O que vale para mim é isso: o reconhecimento dos valores de cada pessoa. Agradeço a todos aqueles que deram valor à Valéria. É uma benção. Que Nossa Senhora a continue iluminando, para que ela possa fazer cada vez mais, seja muito feliz e siga no meio em que ela está. É o meu sonho: que os meus filhos possam sempre fazer o bem para os outros. Agradeço muito a todos”, contou.

Os filhos de Valéria, Túlio e Sávio Fernandes Moreira, também deram seu ponto de vista. “Laranjal é uma cidade muito importante para a nossa mãe, pois foi onde ela começou sua carreira acadêmica como professora. O lançamento deste livro é uma forma de ela retribuir toda a felicidade que o povo daqui trouxe para ela. Estamos muito orgulhosos”, afirmaram.

O prefeito de Laranjal, Sudário Amorim Carneiro, também prestigiou o evento e detalhou a importância do lançamento para Laranjal. “Eu me sinto orgulhoso e honrado em ver que uma pessoa do município tem essa capacidade. Tudo hoje depende da educação. Sem a educação, nós não vamos a lugar nenhum. Agradeço pelo convite e a todos que vieram e desejo sucesso para a Valéria, para que ela continue fazendo sempre mais pelo município”, declarou.

Caio de Castro Silva, Secretário de Administração da Prefeitura de Laranjal, também deixou sua mensagem para a escritora. “Gostaria de parabenizar a Valéria e a escola pela iniciativa. Acho muito importante tratar desse assunto que está presente em uma grande quantidade de famílias do país. Estou muito orgulhoso de ver uma laranjalense voltar à nossa terra e fazer o lançamento de um livro”, disse.

O responsável pelos serviços gerais da escola, Evanildo Luiz da Silva, também se mostrou orgulhoso pela realização de Valéria. “Já estudei aqui e hoje tenho a honra de trabalhar nessa escola. Laranjal é uma cidade abençoada. O povo se sente muito honrado com o lançamento desse livro. Ela é uma cidadã da nossa terra de que gostamos muito”, relatou.

O integrante da banda da escola, Ivo Pereira Camilo, manifestou seu ponto de vista sobre a importância da leitura. “É muito bom termos a oportunidade de ler um livro, porque assim podemos aprender coisas novas e incentivar outros jovens a lerem. Recomendo”, afirmou.

 

 

Share: