Evento reuniu grande número de pessoas

Na noite de quinta-feira 10 de maio, a Exata Assessoria Contábil e a Manhanini Contabilidade promoveram, através dos contabilistas Paulo Sérgio Simão e Magno José Manhanini, um evento de conscientização do público empresarial em relação às mudanças que ocorrerão a partir da implantação do eSocial no segundo semestre para empresas com faturamento inferior a 78 milhões. O evento ocorreu às 19h na sede da Faculdade UNOPAR em Muriaé, na Barra. A palestra foi ministrada pelos profissionais Dr. Paulo Sérgio Felizardo, Médico do Trabalho; Regis Itagiba, contador e chefe de recursos humanos; e Raul Freitas, Engenheiro do Trabalho. Os palestrantes utilizaram seu amplo conhecimento da matéria e experiência nos respectivos fatos para interagir e responder às perguntas do grande público presente.

Paulo Sérgio Simão, organizador do evento, explicou como surgiu a iniciativa de realizar o projeto. “Estamos tentando conscientizar e mostrar a complexidade do assunto, porque é uma mudança de cultura e, se não houver preparo, as penalidades serão pesadas . Vínhamos falando sobre o assunto por um tempo e notamos que as modificações não estavam acontecendo, portanto decidimos realizar um evento que causasse maior impacto e chamasse a atenção, porque o tempo está ficando curto. Hoje, foi gratificante ver que os clientes estão se adaptando e tomando atitudes, sem postergar o assunto. Agradeço aos palestrantes, à Unopar pela cessão do espaço e aos participantes”, disse.

O palestrante Paulo Felizardo mostrou satisfeito com a realização da palestra. “Foi muito gratificante e superou as expectativas. Havia muitos participantes e as pessoas estavam interessadas e com muitos questionamentos. O objetivo desse encontro é o esclarecimento dos contadores e empresários, porque o eSocial é uma realidade e as empresas precisarão se adaptar e buscar soluções. Agradeço aos organizadores pela ideia deste projeto, que visa conscientizar as pessoas”, frisou.

Régis Itagiba, bacharel em Ciências Contábeis, expressou seu ponto de vista em relação à implantação do eSocial. “É mais uma conta para o empresário, que vai aumentar o custo de suas ações e, provavelmente, o desemprego. Acho que o governo deveria colaborar e realizar algo mais leve, para que o empresário possa assimilar melhor. É muito pesado, pois são muitas multas e, a cada penalidade, pesa para o empregador. Ele aproveitou o momento para agradecer aos organizadores da cerimônia pela iniciativa. “Foi muito bom. Os objetivos da palestra foram alcançados. Quero agradecer ao Paulo Simão e ao Magno José pelo convite”, relatou.

O eSocial é um projeto integrante do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), que pretende simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em todo país. A correta implantação deste sistema depende do empenho dos empregadores e colaboradores. Nesse momento de transição, é necessário envidar esforços para evitar as irregularidades e consequentes penalidades. A Exata Assessoria Contábil e Magno Manhanini agradecem a participação de todos, certos de que os empregadores que compareceram ficaram cientes da importância da colaboração para prevenir a aplicação de sanções decorrentes de inconsistências que, infelizmente, podem ser muito graves.

Share: