O Consep (Conselho Comunitário de Segurança Pública) de Rosário da Limeira, realizou na noite de sexta-feira (18) na Câmara Municipal, um encontro com autoridades militares e civis, vereadores da cidade e funcionários públicos, onde receberam a visita de um grupo de amigos de Guiricema. O evento teve como objetivo demonstrar aos guiricemenses a eficiência do projeto em solucionar problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais, de modo a possibilitar a implantação do Consep em Guiricema.

O vice-prefeito de Rosário da Limeira, Davi Dias Maciel, esteve presente e explicou os propósitos do projeto. “A ideia do Consep é ser um grupo de apoio para a polícia e a comunidade e um elo entre elas. Além disso, é um trabalho social, pois quebra a imagem da polícia de ruim e bruta, aproximando-a da comunidade. Hoje, em Rosário da Limeira, estamos colhendo os frutos dessa realização. A intenção é ir a Guiricema trocar ideias e testemunhos, além de demonstrar as dificuldades que tivemos, para que a população acredite na polícia. Além de acatar as demandas da comunidade, é também realizado um trabalho social com pessoas carentes em datas comemorativas, em época de frio, etc.”, relatou.

Catarina Aparecida de Fátima Gonçalves Maciel, foi a primeira presidente do Consep de Rosário da Limeira, detalhou os desafios do Conselho à época de sua criação. “Quando o Consep foi criado, houve uma grande dificuldade de aceitação da população, porque há uma barreira em ajudar a polícia, mas eu considero que houve uma evolução muito grande. É um passo muito importante, uma vez que somos exemplo para outras cidades. O Consep existe e funciona, pois tem sua função social e é reconhecido pela população”, explicou.

Luiz dos Santos, presidente da Associação dos Moradores do distrito de Vilas Boas, em Guiricema MG e ex-vice-presidente do Conselho de Segurança de Volta Redonda, demonstrou suas boas intenções quanto à implantação do projeto em seu município. “Eu busco fazer algo que beneficie todos. Essa aproximação da população com a polícia é muito importante para ambos, porque é uma forma eficiente de recolher e repassar informações”, disse.

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Rosário da Limeira, Valdecir Pereira Braga, aproveitou o momento para agradecer aos envolvidos na iniciativa. “Parabenizo as pessoas que estão no comando do Consep hoje, sempre idôneas, honestas e que prezam por um trabalho transparente; os amigos vindos de Guiricema que buscam se espelhar no Consep de Rosário da Limeira, por se importarem com a segurança da cidade; e os fundadores do Consep, que lutaram pela realização do projeto”, afirmou.

O Aspirante Benevides destacou a importância da interação do povo no setor de segurança. “A reunião que traz a população junto à Polícia Militar é o principal foco do nosso serviço. Cada dia mais vinculamos o serviço do policial com a atitude cidadã. Com essa aproximação, a nossa prestação de serviços tende a melhorar e o cidadão tende a ficar mais satisfeito. É um exemplo para todas as cidades do nosso Batalhão e até mesmo em âmbito estadual”, frisou.

A atual presidente do Consep de Rosário da Limeira, Leni Rodrigues da Silva Viena Costa, explicou sobre como surgiu a ideia de implantar o projeto em Guiricema. “Eu conheci o Márcio Goulart, da Rádio Colina, através de um amigo e ele entrou em contato comigo pedindo orientação porque desejava fundar o Consep na cidade de Guiricema, pois sempre teve boas referências do projeto em Limeira. Então, o presidente da Câmara, Valdecir Pereira Braga cedeu o espaço para realizarmos essa reunião aqui. Com isso, foi realizada a troca de experiências de ambas as prefeituras e ficou decidido que vamos prosseguir com as conversas e visitar Guiricema para cativar a população, para que eles possam realizar esse trabalho com muito sucesso também na cidade deles”, relatou.

Redação / Fotos: Jornal Folha do Sudeste

 

 

 

Share: