A Escola São Paulo realizou, na manhã da última quarta-feira (30), a cerimônia de abertura do JISP (Jogos Internos da Escola São Paulo). O evento ocorreu na quadra poliesportiva da escola, com uma partida de handebol e contou com um grande público de professores, alunos e ex-alunos da Instituição, como a lutadora muriaeense Poliana Botelho, que venceu a luta do UFC Chile realizada no dia 19 de junho e bateu o recorde de nocaute mais rápido da categoria peso palha. Carlos Baldanza, professor de Educação Física da ESP, foi homenageado durante abertura dos jogos, pois ele é uma grande fonte de inspiração para muitos alunos, como Poliana Botelho. O professor também carregou a tocha e acendeu a pira, em um ato simbólico de prestígio à atividade esportiva.

O Diretor da Escola São Paulo, José Nicodemos Couto, explicou a dinâmica do torneio. “O JISP faz parte de um conjunto de atividades que vão acontecer até julho. Temos as gincanas cultural e beneficente, na qual os alunos estão envolvidos na captação de alimentos para dez entidades filantrópicas. Hoje, tivemos a ilustre presença de ex-alunos da escola que vieram abrilhantar o nosso evento, como a Poliana Botelho. Depois, tivemos um jogo entre os alunos que foram vice-campeões mineiros de handebol, com a equipe que vai disputar a fase regional do JEMG. Foi uma confraternização de ex-alunos, alunos e professores. Começamos o JISP nessa manhã ensolarada de outono com muita festa, alegria e, principalmente, foco na solidariedade”, frisou.

Ele também ressaltou a participação dos alunos da escola na fase regional do JEMG. “Temos três equipes classificadas para a fase regional do JEMG. Estamos levando o Handebol Masculino nível I e Xadrez níveis I e II. Vamos competir em Além Paraíba na próxima semana. É importante frisar que essa garotada é craque não apenas no esporte, como também nos estudos. Temos uma estrutura com foco nas áreas pedagógica e esportiva, portanto nossos alunos irão sem nenhum prejuízo no aprendizado. Nossa missão é fazer com que nossas crianças e adolescentes possam se desenvolver cognitiva, afetiva, espiritual e emocionalmente. Quando o Poder Público dá a oportunidade para que a Escola São Paulo participe de eventos na área da educação, do esporte e da cultura, nós estamos presentes. Quando não temos essas atividades promovidas pelo Poder Público, nós desenvolvemos essas atividades aqui na escola”, disse.

O professor Carlos Baldanza expressou sua gratidão com a homenagem. “Eu acho até difícil expressar o que estou sentindo. Esta Instituição de Ensino também é a minha morada. Durante esses anos em que trabalho aqui, tem sido também meu ambiente familiar. Tento, sempre da melhor maneira possível, dar um direcionamento íntegro a todos os nossos alunos, no sentido de ver que tudo é uma troca, um aprendizado. Aqui, eu cresci e me tornei o profissional que sou, vivenciando e fazendo meu laboratório de experiências. Agradeço à Escola São Paulo por tudo o que ela me trouxe em meu processo de crescimento, maturação e emoção”, relatou.

A lutadora e ex-aluna da Escola São Paulo, Poliana Botelho expressou seu ponto de vista em relação ao evento. “Estudei aqui desde a quarta série e sempre participei do JISP. É bom reviver esse momento. Passei muitos anos da minha vida aqui e hoje tiro de lição que, sou quem sou por causa dessa escola e do professor Baldanza, que é tão importante na minha vida. Tento passar para os alunos a importância de acreditar em um sonho, ir atrás dele e fazer com que ele se realize. Agradeço aos professores Jario e Baldanza, que sempre me apoiaram e foram como pais para mim; à Escola através do Diretor Nicodemos, pela atenção e carinho e a todos que estiveram envolvidos neste grande espetáculo de hoje”, disse.

Danilo Goulart e Jario Heleno de Souza, professores de Educação Física da Escola São Paulo, organizadores do evento. “O handebol de hoje foi uma atividade festiva, porque os participantes venceram a fase municipal do JEM, e também a microrregional do JEMG. Portanto, fizemos a abertura do JISP como uma homenagem ao professor Baldanza pela sua recuperação e também aos meninos. A Poliana Botelho veio abrilhantar o evento. Ela sempre vem à nossa escola, pois gosta muito daqui e tem uma admiração muito grande pelo professor Baldanza. Ela, inclusive, fez uma homenagem a ele no final de sua última luta. É sempre um prazer a presença dela junto aos alunos. Espero que ela possa ser um espelho para esses jovens, que eles se inspirarem e cresçam cada vez mais”, contou Danilo. “Fizemos um evento diferente do usual por ser uma homenagem direta ao professor Baldanza. É bom todos nós da escola termos este grande respeito por ele, assim como a Poliana Botelho. Agradeço a ela, por abrir mão de um momento de descanso para vir abrilhantar o nosso JISP. Mais uma vez, a Escola São Paulo está de parabéns, assim como os alunos que foram classificados. A direção sempre abraça esse tipo de evento, e nós ficamos felizes por isso”, frisou Jario.

 

 

 

 

Share: