A Câmara de Diligentes Lojistas de Muriaé (CDL) e a ACE (Associação Comercial e Empresarial) promoveram, na noite da última quarta-feira (11), uma palestra com o tema Eficiência Tributária, ministrada pelo vice-presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues. O evento ocorreu no Auditório da Associação Comercial e contou com a participação de 120 pessoas, um público interessado em aprender de forma simples e dinâmica a respeito das formas corretas de realizar o cálculo de custos de uma empresa para otimizar os resultados.

O palestrante, Valmir Rodrigues da Silva, falou sobre o tema de sua palestra e mostrou-se grato pela oportunidade. “Muitas vezes, o pequeno empresário enxerga a eficiência tributária como algo particular às médias e grandes empresas. Contudo, ela pode ser feita também em microempresas, através de um bom cadastro de produto, do cuidado com a organização interna e do entendimento do lucro efetivo da empresa. Com isso, são obtidos resultados efetivos, como a diminuição da carga tributária e a prevenção contra riscos relacionados à fiscalização digital. Qualquer empresa, independente de seu tamanho, deve trabalhar com três colunas: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Cada um desses tipos de tributação tem uma forma de ser calculado. Ao analisar estas três colunas e ver qual o custo a ser pago em cada uma delas e, a partir do momento em que se tem um resultado final, será possível perceber o impacto do percentual de impostos sobre cada uma das modalidades. Portanto, basta optar pela forma menos numerosa. Muitas vezes, a empresa acha que tem lucro, mas não o tem. Parte do lucro que ela imagina ter é por falta de controle e de cálculo dos impostos corretos. A partir dos cálculos corretos, é possível ver se o negócio vale a pena ou não. Na maioria das vezes, vale. Basta reestruturá-lo e colocá-lo da forma correta. Ninguém terá sucesso no mundo dos negócios se não tiver uma empresa organizada”, disse.

O Secretário Executivo da CDL Muriaé, Vitor Santos Oliveira, explicou os objetivos da palestra no sentido de promover conhecimento ao público. “Em julho, entrou em vigor o eSocial. Então, a CDL, em parceria com a ACE, preocupadas com os associados e não-associados, promoveram esta palestra, que tem como tema também o cálculo correto de impostos, criação do preço de um produto, análise do lucro, etc. A CDL Muriaé, em parceria com a ACE, também é parceira do SEBRAE, que sempre traz soluções e inovações nas áreas de serviço, lojista e industrial. Portanto, trouxemos esta palestra para contadores, gerentes, proprietários e todos aqueles que estão diretamente ligados à tributação. Hoje, a CDL e a ACE somam cerca de 900 associados. Portanto, buscamos sempre trazer produtos, serviços e palestras de interesse deles”, relatou.

 

Share: