Impossível falar sobre ser Pai sem falar de amor, carinho, e principalmente Responsabilidade – isso mesmo, com letra maiúscula! De acordo com Aurélio Buarque de Holanda, a palavra é um “substantivo feminino com origem no latim e que demonstra a qualidade do que é responsável, ou obrigação de responder por atos próprios ou alheios, ou por uma coisa confiada.” Se formos mais fundo veremos que o vocábulo está relacionado ao verbo latim respondere que também pode significar prometer em troca. E ser pai é também troca!

Quando falamos de pais não estamos nos referindo aqui ao arquétipo criado pela sociedade – necessariamente o poderoso que trabalha o dia todo, provê o lar, representa a ordem e a orientação, não! O nosso pai-amor é exemplo, é carinho, é orientação e não precisa nem ser homem ou ter no sangue o mesmo DNA! Temos pais para todos os tipos e gostos, e são tantos, que é difícil enumerá-los, mas da responsabilidade e exercício do exemplo edificante nenhum deles pode fugir, ou deixa de ser Pai. É a eterna troca!

Muitos ainda pensam que é só prover, comprar o berço, mobiliar o quarto, pagar uma boa maternidade, as melhores escolas, um carro confortável… Dizem que os filhos ou filhas mínguam a nossa economia e noites de sono, mas o que é isso diante de um amor que ao se pode explicar?!

O escritor Marcos Piangers alerta em seu livro “O Papai é Pop”, que as preocupações materiais não devem ser o mais importante. “Essas preocupações não fazem diferença nenhuma. O que vale mesmo não é pagar pela melhor creche, se você é o último a buscar seus filhos. Não é comprar os melhores brinquedos, porque as crianças gostam mesmo é das brincadeiras que não custam nada. No fundo, o que importa mesmo, é você estar com seus filhos, não pensando em outra coisa, mas estar lá. De verdade, porque você vai ter um filho, por um único motivo: para aprender a amar outra pessoa mais do que a você mesmo.”

Responsabilidade, exemplo, troca e amor!

Feliz Dia dos Pais – para todos os Pais!

Share: