Aconteceu no domingo, 19/08, no Centro de Formação e Ascensão Social de Muriaé – CEFAS, a formatura da primeira turma de consteladores do Curso da Constelação Familiar Sistêmica em Muriaé. Os 31 formandos participaram de oito módulos de estudos, cada um com uma temática e foram coordenados pelo Padre Gilberto dos Santos, foi o primeiro pároco da Paróquia Santa Cruz, no Safira, e, atualmente, responsável pelas Paróquias de São José e Nossa Senhora das Dores, no Rio de Janeiro.

 Padre Gilberto explicou a dinâmica das aulas. “As lições são compostas por oito módulos de aprendizagem, cada um com uma sistemática diferenciada. Nosso objetivo é formar pessoas para trabalhar com constelações familiares – os consteladores -, os cursos atuais trazem muito conteúdo e pouca preparação, aqui nós investimos na formação. Todos estão aptos a iniciar as tarefas.” Quanto a novas oficinas e palestras sobre o tema em Muriaé o padre esclarece que uma equipe organiza suas vindas à cidade. “Ainda não sei quando volto, mas não devo demorar, toda vez acontece uma palestra, na maioria das vezes, na Matriz São Paulo, anunciamos com antecedência nas rádios.”

 Wesley de Souza Rodrigues, constelador recém formado, explica que Constelação Familiar é uma nova filosofia que abarca várias ciências entre elas a Terapia, Pedagogia e Direito. “A Constelação já é conhecida em outros países e vem ganhando espaço no Brasil e nós temos o privilégio dela chegar até Muriaé. Isso é um grande ganho para a cidade, porque é uma nova forma de percepção da realidade, quando nos vemos enquanto sistema.”

O constelador explica como o método funciona. “Onde tem pessoas, forma-se um sistema, as constelações. Temos o sistema familiar, o sistema do trabalho, por exemplo, e eles são regidos por três leis: a Lei do Equilíbrio, a Lei do Pertencimento e a Lei da Hierarquia, elas mostram como devemos agir para evitar emaranhamentos ou problemas dentro do sistema. Muitas vezes, o sistema está com problemas e a partir do momento que conseguimos ordenar as leis, solucionamos certas questões.”

A Terapeuta Holística, Nilma Glória Braga Siqueira, diz que sente-se muito feliz por se habilitar em mais uma técnica para ajudar as pessoas. “ Pretendemos auxiliar os clientes a deslindar os traumas do passado, através da Constelação Familiar Sistêmica, já começamos a atender com essa proposta de trabalho.”

Outra formanda, Niara Braga, recebeu o diploma com muita alegria. “Hoje concluímos mais uma etapa de aprendizado, que possamos assim, contribuir para melhorar a harmonia de nossos sistemas e dos sistemas de nossos clientes, com gratidão, reconhecimento e muito amor!”

 

 

Share: