CBA formaliza parceria com associação de confeccionistas do distrito de Santo Antônio do Rio Preto

CBA formaliza parceria com associação de confeccionistas do distrito de Santo Antônio do Rio Preto

Pesquisa de mercado para orientar a produção e melhoria das instalações de trabalho fazem parte do projeto

Apoiar as comunidades onde atua, incentivando o desenvolvimento local, a educação, o dinamismo econômico e o apoio à gestão pública. Esta é a proposta da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), por meio do investimento social e da relação que mantém com os municípios onde opera. Um ótimo exemplo desta atuação é a nova parceria estabelecida entre a Unidade Miraí e a Associação Intermunicipal de Confeccionistas  da comunidade de Santo Antônio do Rio Preto, do município de Miraí. O projeto faz parte do programa ReDes, uma iniciativa do Instituto Votorantim em conjunto com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID – Fumin).

A formalização da parceria foi marcada pela visita de 17 costureiras à Unidade de Miraí – elas puderam conhecer um pouco do processo de beneficiamento da bauxita e conversar com empregados da CBA sobre o trabalho socioambiental desenvolvido na unidade. Entre as atividades previstas na parceria estão o desenvolvimento de uma pesquisa no mercado regional (para orientar a produção das costureiras em relação às demandas locais) e o estudo dos métodos atuais de confecção, visando uma melhoria no processo produtivo. Uma reforma das instalações também está prevista, criando melhores condições mais favoráveis para o trabalho das associadas. Como outras iniciativas do programa ReDes, a parceria (que tem o prazo previsto de 5 anos) visa o planejamento, implantação e consolidação total do projeto. Ao final desse período, é esperado que a Associação seja autônoma e gerencie,  a sustentabilidade do negócio.

Segundo a costureira Flaviana Maria, que faz parte da associação, o projeto deve render bons frutos para a comunidade. “Além da qualificação que estamos recebendo, a parceria com a CBA ainda vai dar visibilidade ao nosso trabalho e atrair mais profissionais”, conta.

Para o gerente da unidade da CBA na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade, a iniciativa reforça a preocupação da CBA em promover o protagonismo das organizações locais, contribuindo para o desenvolvimento da região: “o sucesso do projeto se dará quando a Associação Intermunicipal de Costureiras atingir a autossuficiência e autonomia na gestão do seu negócio, de importância para a comunidade de Santo Antônio do Rio Preto. Trabalharemos em conjunto – CBA, Instituto Votorantim, Prefeitura de Miraí, BNDES/BID e as costureiras na realização do projeto.  .  A iniciativa é mais um exemplo da atuação da CBA em prol do desenvolvimento .”

Sobre o Programa ReDes

O programa ReDes é uma iniciativa do Instituto Votorantim em conjunto com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID – Fumin).

O programa tem o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável, fornecendo apoio técnico e financeiro para o fortalecimento de cadeias produtivas inclusivas capazes de gerar renda.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da CBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *