A Banda Bernadete Carneiro encantou o público durante os Desfiles Cívicos de 6  e 7 de Setembro. A Banda Marcial, que completa dez anos de fundação em 2019 leva o nome de Bernadete Carneiro uma figura marcante na história de Muriaé e importantíssima para a fundação do Projeto Pró-Moradia  ,no qual foi a primeira Secretária Geral, fundado pelo Padre Tiago Prins sendo, que deu origem ao bairro. Foi a primeira mulher eleita vereadora no município contribuindo significativamente na área da educação e projetos sociais na cidade.  Mas, além de encantar, a banda sediada no bairro  Padre Tiago , cumpre um importante papel social e cultural no bairro. Atualmente agrega 68 músicos, todos moradores do Pró-Moradia .

De acordo com Maria Isabel Bernardes Gonçalves Reis, a Bel, uma das coordenadoras do projeto, a banda já é uma família. “O desfile teve a participação de quase todos integrantes, apenas dois não vieram porque precisaram trabalhar. Temos uma diversidade muito grande no nosso grupo, são jovens, adolescentes, adultos, tem pai, mãe, avós, tios, tias, netos, netas. É pura alegria! Somos a família Padre Tiago.” Maria Isabel Reis faz questão de dizer que não trabalha sozinha. “O meu papel é tocá-los para frente. Tenho toda uma equipe que me ajuda a Fatinha e o Cláudio que me dão suporte. Eu faço confecção de roupas, crio uniformes, e tomo conta da disciplina, porque todo lugar deve ter disciplina, se não tiver disciplina não seguimos em frente, todo livre precisa ter um limite. Quem quiser participar precisa entrar para a família, somos todos juntos, então a união é verdadeira. Estamos abertos a quem quiser participar.”

Maria de Fátima Alves Rocha Ferreira é uma das fundadoras do projeto e diz que não imagina a proporção que a obra iria tomar. “Tenho muito orgulho disso. É maravilhoso o que está acontecendo, porque vemos que ela (banda) dá um caminho, dignidade, companheirismo aos participantes. Eles saem juntos, se ajudam, arrumam emprego uns para os outros. É uma grande amizade e união que foram construídas aos poucos, é tudo muito bonito, não há dinheiro que pague.” 

A banda é totalmente custeada pelos seus integrantes , sem ajuda financeira externa. Os ensaios acontecem aos domingos, às 9h30 no Centro Cultural Pe. Tiago. O telefone para contato é (32) 98420-1578.

Share: