Objetivo da ação é discutir e propor medidas que incentivem produção no campo, além de conquistar verbas para área

A Prefeitura de Muriaé, Emater, Sindicatos de Trabalhadores Rurais e representantes da agricultura familiar se reuniram, na última quinta-feira (13), para reativar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, criado em 2006, porém inoperante durante os últimos anos. A formação do órgão colegiado permitirá conquistar verbas estaduais para a cidade, assim como discutir ações e novas atividades para o produtor rural.

A Administração já vem realizando programas como o Cesta Cheia, que compra a produção de alimentos do produtor rural para distribuir a famílias de baixa renda, e o “Muriaé + Leite”, que fornece assistência veterinária para os pequenos produtores melhorarem a qualidade do gado. Também está sendo desenvolvido o programa “Muriaé + Agricultura Familiar”, que oferece o serviço da patrulha mecanizada (trator) para arar a terra e facilitar a organização de lavouras. Há ainda os serviços realizados com a máquina beneficiadora de  limpar café e as concessões de licenças ambientais, que hoje vem sendo feitas no próprio município, sem que muriaeenses precisem procurar outras cidades para solucionarem problemas.

O grupo se reuniu, determinando a nova formação do Conselho e diretoria para administrar os trabalhos. Por meio de votação, ficou definido que o técnico da Emater e veterinário, Edson Curi, será o presidente.  Para vice-presidente, foi eleito o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Eduardo Alcântara. Como 1º secretário, foi escolhido o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Manoel Carvalho e, como 2º secretário, a integrante do Conselho Comunitário de Pirapanema, Aparecida Silva.

Volta do Conselho permitirá desenvolvimento de novas políticas públicas

 Retornando os trabalhos, os membros se reunirão nas últimas segundas-feiras de cada mês para apresentarem diagnósticos do campo e organizarem um plano de ação de novas políticas públicas para o produtor rural. “O Conselho de Desenvolvimento Rural contribuirá muito para a criação de novas políticas para o homem do campo. No momento de defendermos alguma ação para as pessoas que trabalham na área rural, o órgão fará a diferença, pois nos permitirá alcançar concessões e recursos”, disse o novo presidente, Edson Curi.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Share: