O IF Sudeste Muriaé oferece Curso de Gestão de Artesanato e suas práticas. As inscrições vão até 11 de outubro. Para se inscrever, o interessado deve preencher a Ficha de Inscrição em anexo e entregá-la à secretária Edilane, juntamente com a cópia do documento de identidade e documento que comprove a formação necessária em um envelope lacrado. O sorteio das vagas será no dia 15 de Outubro, às 13h30. A relação dos sorteados será divulgada no dia 16 de outubro de 2018. As 20 vagas estão disponíveis tanto para comunidade interna, quanto para a comunidade externa. O Curso será ofertado até dezembro de 2018, as quartas e quintas-feiras, de 14 às 17 horas, na Unidade da Barra do Campus Muriaé. A primeira aula será no dia 17 de outubro.

Para se candidatar ao Curso de Gestão do Artesanato e suas práticas, o candidato deverá atender aos seguintes requisitos: Possuir Ensino Fundamental completo e ter acima de 16 anos; O candidato deverá se comprometer a arcar com os gastos referentes ao material que será utilizado durante o curso: uma agulha de bordado; 50 cm de algodão cru; 50 cm de tela de talagarça; um bastidor 24 cm; cinco cores de linhas de bordar variados; uma pasta de plástico; uma tesoura para tecido; uma régua 30 cm; um lápis HB; uma fita métrica. 

O aluno que não comparecer no primeiro dia de aula, sem justificativa, será automaticamente eliminado do curso; a vaga será oferecida ao próximo sorteado da lista de espera, que entrará na turma na semana seguinte. O aluno que porventura alegar impossibilidade de continuar o curso, não terá vaga garantida para reingresso nas turmas futuras. Somente os alunos que concluírem o curso com êxito poderão se matricular na próxima turma, se houver.

Serão conferidos certificados para os alunos que obtiverem 75% (setenta e cinco e por cento) de presença nas aulas e aproveitamento satisfatório.

As professoras Carolina Ângelo, Clarissa Novaes, Tatiana Guedes e Júnia Vieira são as responsáveis pelo curso.

 

Conteúdos oferecidos:

 

Teórico: História e Cultura do Artesanato;  Fundamentos básicos para o mundo do trabalho; Criatividade.

 

Prático: Aula 1- Tapete de retalhos; Aula 2- Ponto chuleado, ponto teia de aranha,ponto teia de aranha  chuleado e ponto espinha oblíquo; Aula 3- Ponto espinha fechado, ponto atrás, ponto atrás  entrelaçado, ponto atrás  chuleado e ponto alinhavo chuleado; Aula 4- Ponto alinhavo entrelaçado  duplo, ponto Bayeux; Aula 5- Ponto Margarida chuleado, ponto Margarida rococó, ponto Margarida duplo, ponto Margarida; Aula 6- Ponto bolinha, ponto Bourbon, ponto caseado em nó, presilha caseado, ponto ladrilhos, ponto ladrilho/tijolo, ponto Burden. Atividade final avaliativa.

 

Fonte: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas- Campus Muriaé

 

 

Share: