O Prefeito de Muriaé, Grego (DEM) anunciou durante entrevista coletiva na manhã de 31 de outubro o estado de emergência financeira da Prefeitura Municipal. Ele afirmou que tomou decisão em função de uma crise sem precedentes e de uma dívida de mais de R$ 61 milhões do Governo de Minas com o município. “A prefeitura já vem adotando medidas de contenção de despesas há bastante tempo. Desde de 2017 convivemos com atrasos dos repasses por parte do Estado. Adotamos a medida porque queremos manter nossos compromissos,” disse Grego.

O prefeito ainda afirmou que não haverá demissões e o pagamento dos servidores para novembro e dezembro está garantido, mas pode acontecer até o quinto dia de cada mês. “Manter a folha de pagamento em dia é a nossa prioridade. Todos os esforços serão feitos nesse sentido, pois entendemos que os salários dos colaboradores da Prefeitura chegam aos quatro cantos da cidade e ajudam a irrigar a nossa economia.” O prefeito disse aguardar de forma cautelosa como a nova equipe do Governo de Minas irá se relacionar com os municípios a partir do próximo ano.

Como medida de contenção de despesas, o horário de trabalho do funcionalismo passa a ser de 12h às 18h, haverá cortes nos gastos com combustível, energia elétrica, telefonia, e Internet. A meta é economizar até 80%. Obras e compras também sofrerão limitação através do Decreto 8.768, publicado no dia 31 e com validade de 120 dias. Os serviços essenciais como educação e saúde não terão cortes, ou novo horário.

Confira algumas das medidas que serão adotadas durante o período de vigência do decreto

– Redução drástica de consumo de combustíveis, óleos automotivos, telefone e Correios;

– Funcionamento dos setores administrativos em horário especial a partir de segunda-feira (5/11) das 12h às 18h. Escolas, creches, postos de saúde e serviços de assistência social continuarão funcionando em horário normal;

– Redução de possíveis despesas extras, tais como: ordens de serviços ou de compras que ainda não estejam em andamento ou realização de viagens e eventos não essenciais.

Share: