No dia seis de fevereiro os membros da Liga Carnavalesca de Muriaé se reuniram para discutir os últimos preparativos do carnaval antecipado de Muriaé. O “Esquenta Muriaé, vai acontecer nos dias 22 e 23 na Praça João Pinheiro. E desta vez a festa promete. O Pré-carnaval está sendo planejado pela Liga Carnavalesca em Parceria com a Prefeitura Municipal e a Fundarte desde dezembro do ano passado, quando foi determinado o tema e teve início a confecção dos croquis de fantasias e alegorias e a busca por parceiros e patrocinadores.

O presidente da Liga das Escolas de Samba de Muriaé e também diretor da Escola Canarinho do Samba, Adir de Souza Assis afirma que está confiante no sucesso dos desfiles. “Estamos fazendo o possível para realizar o carnaval, e só será possível a festa acontecer porque somos apaixonados pela Folia. Estamos na luta para fazer uma festa bonita e da melhor forma possível, porque a população merece. Os galpões e ateliês estão funcionando a pleno vapor. As fantasias e alegorias estão lindas. Cada escola desfilará representando um tema que ressaltará a história de nossa terra. Convido também os moradores das cidades vizinhas, para prestigiar o nosso carnaval.”

O diretor do Bloco do Papagaio, um dos fundadores da Liga Carnavalesca e grande entusiasta da festa, Sandro Areal Carrizo, disse que este ano o carnaval contou com o apoio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura. “Mas cada agremiação tem sua forma própria de angariar fundos, procurando patrocinadores ou realizando eventos em suas respectivas quadras,”explica Carrizo.

Cada escola tem em torno de 150 participantes, mas a direção da liga informa que quem estiver interessado em desfilar ainda está em tempo. “É só procurar as agremiações e escolher sua ala e fantasias. Não é necessário pagar para desfilar, fornecemos as fantasias, transporte e lanches. Também não existe idade mínima nem máxima, temos crianças que vão no colo de seus responsáveis e até senhoras com mais de 80 anos que desfilam nas alas das baianas”, diz Sandro.

A ordem dos desfiles será a seguinte: Na sexta feira se apresentam Unidos do Santa Terezinha e Unidos do São Joaquim e no sábado, Unidos do Papagaio, Marambloco e Canarinho do Samba. Os blocos da Manguaça, Bebinha e Vira lata também desfilam e os Universitários saem só no dia 16 de março.

 O carnaval fora de época em Muriaé tem o objetivo de atingir o público da cidade. “Nós muriaeenses temos a tradição de ir para a praia durante o carnaval ou para cidades vizinhas então Muriaé acaba ficando vazia e se formos fazer a festa na data real acabaríamos por não ter nem pessoas para desfilar nas escolas de samba”, afirma Carrizo.

 

Share: