Iniciativa desenvolvida em parceria com Sebrae tem objetivo de oferecer condições de MEIs prosperarem com atividades profissionais

Trabalhadores autônomos e microempreendedores individuais (os chamados MEIs) de Muriaé vêm recebendo atenção e capacitação para exercerem suas atividades com mais qualidade e dentro que determina a legislação. O apoio é oferecido pela Prefeitura de Muriaé, através da Sala Mineira do Empreendedor, que foi montada no Centro de Desenvolvimento Econômico (antigo CD Moda) para auxiliar os profissionais no processo de formalização e reduzir burocracias. O serviço está disponível desde meados de 2018, com atendimento gratuito.

A iniciativa mais recente desenvolvida pela Sala Mineira foi a Oficina de Controle Financeiro, realizada na última semana para cerca de 20 trabalhadores que formalizaram suas atividades recentemente. Promovida em parceria com o Sebrae, a capacitação levou aos participantes conhecimentos sobre orçamento, investimentos e formação de preço de venda, ajudando-os a conseguirem perceber melhor a entrada dos rendimentos obtidos a partir do trabalho.

“É comum que as pessoas tenham a sensação de não ver a ‘cor’ do dinheiro, mesmo trabalhando e investindo muito. Isso acontece quando se faz o chamado registro mental, ou seja, apenas na cabeça. Mas este método está sujeito a erros, pois não se sabe exatamente quanto de dinheiro entra nem quanto sai no dia a dia, e a consequência é a perda do controle financeiro”, explica a palestrante Maria Nilda Viana. O participante Vágner Cardoso, que tem comércio ambulante na Barra, conta que as dicas recebidas durante a oficina foram totalmente de encontro ao que procurava. “Percebi que os pequenos detalhes do dia a dia fazem toda a diferença e precisam ser melhorados”, relata.

De acordo com a fiscal fazendária da Prefeitura de Muriaé, Kathellen Lima, a ideia de oferecer a oficina nasceu ainda na fase de captação dos trabalhadores para o processo de formalização. Segundo ela, que também atua na coordenação da Sala Mineira, a necessidade foi percebida a partir do trabalho de “corpo a corpo”, desenvolvido junto aos profissionais autônomos durante o processo de troca de informações para incentivar a regularização das atividades.

“Verificamos que havia carência não só de capacitação, mas também de informação sobre procedimentos comuns do dia a dia de trabalho”, informa Kathellen. “Nossa proposta é de capacitar os MEIs de Muriaé para que todos possam agregar mais qualidade ao serviço e tenham mais condições de fazer suas atividades prosperarem”, explica.

Vale lembrar que, em Muriaé, os procedimentos para os trabalhadores autônomos se formalizarem e se registrarem como MEIs são totalmente gratuitos. Para isso, basta comparecer à Sala Mineira do Empreendedor, localizada no primeiro andar do Centro de Desenvolvimento Econômico, próximo ao Mercado do Produtor Rural. É necessário apresentar comprovante de localização da atividade econômica, CPF e documento de identidade com foto, além dos formulários (disponibilizados no próprio local) devidamente preenchidos. A formalização com registro no CNPJ é feita imediatamente, e o alvará de funcionamento é liberado normalmente em cerca de dois dias úteis.

 

FONTE: ASCOM PMM

Share: