A Câmara Municipal de Muriaé aprovou o projeto do vereador Evandro Cheroso (PR) que institui a Semana Municipal de Prevenção à Depressão. Coordenada pelo presidente David Lacerda (DEM), esta última sessão da Câmara do mês de fevereiro (26/02) foi a mais longa deste ano e teve a discussão, votação e aprovação de outros sete projetos de Lei. Iniciada mais cedo, já que estava previsto, ao seu final, uma Audiência Pública do Departamento Municipal de Saneamento Urbano – Demsur, a sessão contou ainda com a entrega de Moção de Congratulações e Aplausos ao Conselho Tutelar.

A depressão terá uma semana de prevenção em Muriaé

O projeto de Lei do vereador Evandro Cheroso (PR) aprovado por todos os vereadores presentes na sessão da Câmara desta terça-feira (26/02) institui para ser realizada na primeira semana do mês de abril, em coincidência com o Dia Mundial da Saúde, a Semana Municipal de Prevenção à Depressão.

Nesta semana, segundo o projeto, serão prestadas informações, através de procedimentos informativos, educativos e organizativos sobre as formas de depressão, maneiras para prevenção e tratamento, a fim de promover ampla divulgação nos meios de comunicação deste mal, celebrando parcerias com universidades, associações e demais entidades da sociedade civil para organização de debates e palestras sobre a prevenção a depressão e a realizando também procedimentos úteis para a detecção da doença e atividades de conscientização e orientação sobre como evita-las em locais de grande fluxo de pessoas, principalmente nos atendimentos dos Postos de Saúde das Unidades de Pronto Atendimento – UPA. 

O autor do projeto apresenta dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de que a depressão afeta 4,4% de pessoas do mundo. Em 10 anos, de 2005 a 2015, esse número cresceu 18,4%. O Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina,  e o segundo com maior prevalência das Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que tem 5,9% de casos diagnosticados. O país possui 5,8% da população com depressão, o que significa mais de 11,5 milhões de brasileiros.

Segundo Cheroso, “os especialistas afirmam que a depressão é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse, gerando angústia, algumas vezes sem motivo evidente e, por isso, este transtorno psiquiátrico necessita de avaliação e tratamento de um profissional”. Portanto, ele acredita que “uma Semana Municipal de Prevenção e Combate a Depressão será um momento importante para dar ampla divulgação ao tema, preferencialmente no meio estudantil, além de favorecer a implantação de ações educativas, fóruns, campanhas, simpósios e outras medidas necessárias”.

Conselho Tutelar recebe Moção de Congratulações e Aplausos

O vereador Dr. José Carlos (PSB) entregou uma Moção de Congratulações e Aplausos para o Conselho Tutelar de Muriaé pelos relevantes serviços prestados à proteção e defesa dos menores do município. Receberam a Moção a presidente Kátia Campos e as conselheiras Heloísa Campos, Valdinea Silva e Claudia Bueno.

O momento da Tribuna foi utilizado pelas vereadoras Dr. Miriam (PSDB) e Helena Carvalho (MDB); pelos vereadores Dr. José Carlos (PSB), Jair Abreu (PT), Evandro Cheroso (PR), Ademar Camerino (PROS), Ciso (PPS), Prof. Júlio Simbra (DEM) e o presidente David Lacerda (DEM). Entre os temas tratados estavam o importante trabalho do Conselho Tutelar de Muriaé, críticas à reforma da Previdência, o processo de nomeação de ruas no município, deferência à presença do presidente da CDL na Câmara, Gustavo Oliveira, e questões referentes ao relacionamento do executivo com o legislativo municipal.

Demsur apresenta projeto de ampliação de abastecimento de água

O Departamento Municipal de Saneamento Urbano – Demsur – realizou, após a sessão, uma Audiência Pública para vereadores e público presente a fim de apresentar o projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água de Muriaé. Representada na Audiência pelo diretor do Departamento de Água e Esgoto, Gustavo Goretti, a autarquia explicou que em função dos recursos disponibilizados pelo Ministério das Cidades, definiu-se as intervenções necessárias e prioritárias, observando as diretrizes estabelecidas no Plano Diretor de Água, elaborado em 2010, juntamente com as novas demandas.

São vários projetos de ampliação do abastecimento e substituição de redes antigas e de grande importância que resultaram numa significativa ampliação da oferta aos moradores de várias regiões de Muriaé, além de uma otimização dos serviços e agilização dos trabalhos de manutenção dos sistema em casos emergenciais. O projeto de ampliação, que é na verdade a junção de vários projetos específicos a serem desenvolvidos em diversas áreas do Município,  foi detalhado na audiência com apresentação de dados, mapas e orientações técnicas. Ao término, foi aberto espaço para questionamentos a fim de que todos os presentes ficassem completamente inteirados da obra, suas implicações, benefícios, custos e vantagens.

Fonte: ASCOM CMM  

 

Share: