Programação incluiu oficinas de estímulo e de música, a fim de aprimorar atendimento às crianças de creches e berçários da rede municipal

Professores e berçaristas que atuam em creches, atendendo crianças desde 0 a 5 anos, foram capacitados em musicalização e estimulação sensorial na educação infantil. Os encontros, que começaram na terça-feira (26) e terminam nesta quinta-feira (28), estão sendo realizados durante o dia na Escola Municipal Joaquim Ribeiro de Carvalho (Caic), no Encoberta, e à noite na escola Municipal Doutor Antônio Canêdo, Centro. O objetivo é aprimorar o atendimento às crianças de creches e berçários da rede municipal.

O conteúdo foi repassado pelo coordenador pedagógico do Sistema Etapa, Carlos Eduardo Cruz, e pelo músico e formador Samuel Sodré, do Rio Grande do Sul – profissional que tem vasta experiência em música infantil, com diversos CDs gravados e livros publicados na área. A programação dos três dias de capacitação incluiu oficinas de estímulo e de musicalização. “A música é uma ferramenta incrível de aprendizagem, que agrega movimento e contribui para a formação psicomotora da criança”, afirma Carlos Eduardo.

A capacitação acontece em parceria entre a Prefeitura de Muriaé e o Sistema Etapa Público. “Desde 2017 temos trabalhado o caráter educacional e o trabalho unificado entre creche e pré-escola”, diz a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Pollyana Matos. A coordenadora frisa ainda que capacitações como esta visam preparar os profissionais para se adequarem aos padrões da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cujo prazo é até o final deste ano. A nova BNCC solicita que a parte lúdica, como a musicalização, seja mais explorada no processo de aprendizagem dentro do contexto pedagógico.

Fonte: ASCOM PMM

Share: