O esquenta Muriaé animou a sexta e o sábado do carnaval antecipado na cidade. A alegria e a criatividade deram o tom dos desfiles. Na sexta-feira (22) o samba da Unidos do Santa Terezinha e Unidos do São Joaquim tomou conta da festa e transformou a Rua Paschoal Bernardino em passarela. A banda Marofagy fechou a folia que entrou a madrugada.

No sábado foi a vez das Escolas de Samba Papagaio (Aeroporto), Marambloco (Marambaia/Padre Tiago) e Canarinhos do Samba (Planalto). Elas desfilaram depois da apresentação da bateria show da Escola de Samba Ururau da Lapa, de Campos-RJ. Nos intervalos entre uma escola e outra, o DJ Pikachu agitou a plateia. E o ‘Batuque de Dois’, fechou a noite.

 De acordo com a Diretora Geral da Fundarte, Flávia de Melo Neves, este foi mais um ano que a Fundarte, Prefeitura e Liga das Escolas de Samba de Muriaé promovem uma festa de muita alegria para a população.  “Procuramos sempre investir na felicidade do povo que curte e que pede carnaval. Este ano tivemos um grande apoio da Liga das Escolas de Samba que por iniciativa própria conseguiu recursos do Fundo Estadual de Cultura, ajudando o carnaval acontecer.”

 O Prefeito Grego comemorou o sucesso do Esquenta, afirmando que apesar da crise não poderia deixar de trazer alegria para o povo. “Nosso pré-carnaval se confirma como um evento indispensável no calendário cultural. Agradeço os organizadores e em especial as escolas de samba que compõem a Licamur, o apoio de todas as instituições que nos deram suporte, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Poder Judiciário através do Ministério Público, Demutran, todas as secretarias da prefeitura, Polícia Civil e Defesa Civil.”

 A segurança durante o evento, aconteceu sem ocorrências graves também chamou atenção do prefeito. “A participação da família muriaeense nos engrandeceu, porque é a grande prova que o carnaval de Muriaé é um evento de paz e diversão familiar, com enorme presença das crianças.”, comemorou Grego.

Adir Souza Assis, Presidente da Liga das Escolas de Samba de Muriaé e da Escola de Samba Canarinho do Samba do Planalto, disse o carnaval foi um grande evento na cidade e todas as escolas se superaram na avenida. “Todos se dedicaram e foram muito criativos, fizeram apresentações muito bonitas e emocionaram o público.”

Sobre a Canarinho do Samba, que trouxe para a passarela o enredo ‘Muriaé e o tesouro purí’, do carnavalesco Nilson, ele diz que a escola fechou o carnaval da cidade com chave de ouro. “Desfilamos com sete alas, 120 componentes, esse ano foi mais complicado, muitas dificuldades financeiras, mas o prefeito gosta de carnaval e ajudou bastante, foi maravilhoso.”

A Escola de Samba Unidos do Santa Terezinha veio para a avenida com o samba enredo ‘Santa Terezinha, bairro que muito orgulha a todos nós’ e teve o samba puxado por Shirley Melo e Alexandre acompanhados no violão por Paulo e no Cavaquinho, por Pedro Julho. A presidente da escola, Gisele Maria de Oliveira Alves, conhecida como Celinha, falou da satisfação com o carnaval. “Nós fizemos um belo desfile. Eu só tenho a agradecer, primeiramente a Deus e a todas as pessoas que vieram aqui para estar junto com a gente. Ao pessoal do barracão, a todos que colaboraram e ajudaram, Carlinhos Escarlat, Claudio Ventura, Paulinho Magalhães e a todas as pessoas envolvidas”.

A Unidos do São Joaquim foi mais uma escola a fazer bonito no desfile. Eles apresentaram o enredo “Caipira, Pirapora. São Joaquim nosso cantinho de roça”. O presidente da escola Adílio Silva, afirmou que a agremiação é uma sociedade de amigos. “Foi tudo realizado com muito trabalho, virando noites. Fizemos uma apresentação com muita alegria e animação. Alex Silva está na escola há seis anos e é Mestre Sala, ele fez questão de dizer que a comunidade tem muitos talentos. “A intenção do nosso desfile foi trazer um pouquinho do mundo da roça e conseguimos mostrar o nosso melhor e o desfile foi lindo.” A escola veio com 120 foliões.

Agremiação do Papagaio desenvolveu o tema: ‘Lendas e tradições brasileiras’. O presidente da escola Sandro Areal Carrizo disse que ao final do desfile a sensação é do dever cumprido. “Agente pode ver a comunidade presente, participando e defendo as nossas cores verde e laranja, cantando o nosso samba enredo, com alegria e entusiasmo.”

Já o Marambloco fez uma homenagem à Associação dos Violeiros de Muriaé com o enredo ‘Pego minha viola e canto uma canção’. Paulinho, presidente da escola, disse que o desfile foi um dos mais emocionantes que ele viu na avenida. “Fizemos tudo de coração e nossa escola se esforçou muito para fazer essa apresentação que emocionou a todos.”

 

Confira a programação para os dias 2 e 3 de março

02/03 (sábado)

– Bloco do Bicão – concentração Rua Vicente Alves (na altura do nº 560) – bairro Prefeito Hélio Araújo (antigo Bico Doce) – de 14h às 19h

– Bloco ‘Oh o gás’ – concentração na Rua Dona Raimunda – bairro Prefeito Hélio Araújo (antigo Bico Doce) – de 14h às 22h

 

Distritos

Belisário

Local: Praça Mariano Alves Pereira

– Dia 02/03 (sábado)

21h- Banda Marofagy e depois Dj Wagner

 

– Dia 03/03 (domingo)

17h: Concurso de Fantasia Infantil

20h – Desfile Escola de Samba Unidos do São Joaquim

22h- DJ Wagner, animando o bloco ‘Pé de cana’

 

Bom Jesus da Cachoeira

Local: Parque de Exposições

– Dia 02/03 (sábado) – Jobson & Cia

– Dia 03/03 (domingo) – Banda Marofagy

 

 

 

Share: