Aconteceu em Belisário, distrito a 34 quilômetros de Muriaé, no sábado, 23/03, o 1º Fórum das Águas – Belisário é Patrimônio Hídrico. O evento fez parte da Semana das Águas já tradicional do distrito onde aconteceu no domingo, 24/03, a 5ª Caminhada das Águas. O fórum destacou a demarcação de um território de Belisário, com área equivalente a 10 mil campos de futebol, como Patrimônio Hídrico do Município de Muriaé. Uma conquista importante da comunidade em prol do Meio Ambiente.

O 1º Fórum das Águas teve a seguinte programação: Palestra de abertura – Frei Gilvander Luiz Moreira – Mineração causa colapso na qualidade de vida, preservar as águas é necessidade; Mesa de debate; Professor Lucas Magno IF Sudeste – A Bauxita e os recursos hídricos na Serra do Brigadeiro; Newton Campos – Agricultor de Alegre – ES – O plantio de água e a gestão dos recursos hídricos em propriedades rurais; Deputada estadual Beatriz Cerqueira – Mobilização popular e Questão das Águas; Roda de Conversa; Oficinas e o encerramento com o deputado federal, Patrus Ananias.

Em seguida os participantes assistiram a uma missa, celebrada pelo Frei Gilberto e convidados. À noite teve show de encerramento do com Titane, Pereira da Viola e Sebastião Farinhada, na Quadra Esportiva da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas.

Com fotos site: Silvan Alves

Share: