Em visita à instituição, equipe do Programa de Educação Ambiental realizou doação e plantio de mudas nativas

No dia 8 de março, a equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) esteve no Hospital São Paulo, em Muriaé, para uma ação do Projeto “CBA com a Comunidade”. Na oportunidade, os membros do projeto, com o apoio do setor de Liberação de Áreas e Reabilitação Ambiental (LARA), doaram 220 mudas de espécies de plantas nativas para reflorestamento da área externa da instituição.

A visita começou com uma  abordagem da equipe do PEA, que  destacou os objetivos do programa de educação ambiental. Empregados da empresa terceira Alumatel detalharam os processos de reabilitação utilizados pela CBA e explicaram de forma detalhada as particularidades e benefícios de cada espécie de planta doada. Após a apresentação, seguiu-se o plantio de algumas das mudas doadas pelo projeto.

A ação contou com a ajuda de dois sentenciados em prestação de serviço à comunidade, que prepararam o terreno para efetuar as covas e auxiliaram no plantio das mudas. De acordo com Leonardo de Paula Caetano, coordenador de serviços da Prefeitura de Muriaé, “os conhecimentos adquiridos pela ação do PEA podem ser de grande importância para a reinserção dos sentenciados em seu cotidiano normal”.

Impacto na comunidade

A iniciativa foi de grande importância para o Hospital São Paulo. É o que afirma Ana Maria Luciano Ligeiro da Mata, responsável pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde (PGRSS) da instituição. “Para nós do hospital, a ação foi muito importante, pois temos essa preocupação com o meio ambiente, mas não tínhamos quem nos informasse e orientasse a respeito do reflorestamento e de práticas ambientais. Por isso, desejamos que a parceria entre o hospital e a CBA seja assídua”, disse Ana Maria. A iniciativa também chamou a atenção do hospital, que é uma instituição filantrópica cujos recursos angariados são utilizados para a execução dos serviços de saúde nele oferecidos.

A ação transcorreu em clima de entusiasmo e cooperação, com a interação entre todas as organizações envolvidas. Além do reflorestamento da área do Hospital São Paulo, os participantes também trocaram experiências e conhecimentos.

O gerente da unidade da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, destacou a importância da ação. “É com orgulho que promovemosmais uma atividade de educação ambiental, fomentando o conhecimento em práticas sustentáveis e mostrando nosso compromisso e responsabilidade com o meio ambiente. Essa iniciativa reflete a seriedade com que a CBA trata a questão”, afirma Christian.

Sobre o Programa de Educação Ambiental (PEA)

Desenvolvido há 17 anos pela CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua preservação, na sua utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta.

Fonte: Idea Comunicação para CBA

Share: