Um grande evento aconteceu no dia 3 de maio, às 19 h no Espaço Cultural Del Rey da Escola São Paulo Minas em Rimas 2019. Um encontro literário que proporcionou uma deliciosa experiência para alunos, professores e familiares. Deyvison Rodrigo Braga de Oliveira é Professor de Literatura da Escola São Paulo há três anos e coordenou o projeto junto com os professores Rafael, Almir, Marília, que trabalham na área de Letras na Escola. Deyvison falou sobre a organização e objetivo do evento. “Nosso espaço literário este ano foi destinado ao nosso estado. Vimos a necessidade de falar sobre Minas Gerais em função dos inúmeros acontecimentos vivenciados nos últimos anos. Pensamos em primeiro lugar na solidariedade. Então, além de homenagear os escritores, poetas e poetizas mineiros, como Adélia Prado, Fernando Sabino, Guimarães Rosa, pensamos em pegar o gancho do rompimento das barragens de Brumadinho, Mariana e Miraí. Daí a ideia de fazer o evento e ajudar essas localidades.”

Como não pudemos ir a todas as localidades, foi escolhida uma escola de Brumadinho, que tem 450 alunos e precisa de materiais pedagógicos, para ser auxiliada. “O Minas em Rimas surgiu dessa concepção de olhar mais o estado. Estão sendo arrecadados livros de literatura e brinquedos, eles não precisam ser novos, mas devem estar em bom estado de conservação. Participaram alunos a partir do sétimo ano até o ensino médio. Fizeram apresentações musicais, declamaram poemas e ainda homenagearam o nosso querido e eterno Professor Luiz Gonzaga da Silva, falecido no final do ano passado”, explicou Deyvison Braga.

“A literatura tem o papel de nos fazer refletir, vai além de um caderno ou um livro. As páginas escritas devem estar na nossa mente e no nosso coração. Ela precisa se transformar em ação em nós. Ainda fizemos homenagens a nossos compositores e colocamos no palco muitas músicas desconhecidas pelos nossos alunos, como Rancho Fundo, Fogão de Lenha e a Mineirinha Ferveu. Agradecemos o apoio incondicional do Diretor Nicodemos, da direção pedagógica, administrativa e serviços gerais, porque sem ajuda deles nada disso teria acontecido” acrescenta o Professor.

Rafael Fernandes de Melo é Professor de Língua Portuguesa, Redação e Filosofia na Escola São Paulo há seis anos, considerou o projeto muito importante para a comunidade escolar. “Nós, professores, alunos e funcionários nos preparamos desde o início do ano para este evento, houve um movimento intenso para que tudo acontecesse da melhor forma, inclusive com encontros e ensaios extraturnos. E conseguimos fazer acontecer essa noite maravilhosa, contagiante e muito elogiada. Isso é muito importante porque literatura tem a via social de provocar a solidariedade.”

Share: