A 484ª UREZOMA- União das Associações Médicas Regionais da Zona da Mata – Cataguases aconteceu na manhã de sábado 25 de maio, no salão de reuniões do Beville Hotel. A entidade existe há 53 anos e agrega 11 cidades (Juiz de Fora, Muriaé, Leopoldina, Carangola, Ponte Nova, Manhuaçu, São João Neponuceno, Ubá, Viçosa, Além Paraíba e Cataguases), funciona de modo itinerante, promovendo eventos mensais, em cidades distintas, através de uma ação integrada com as Associações Médicas locais. Desta vez, o encontro que aconteceu em Cataguases, teve palestra sobre RCP na PCR Extra Hospitalar, proferida pelo cardiologista Dr. Luiz Gustavo de Souza Maciel; debate  com o tema: Climatério e Menopausa: Aspectos clínicos, Recomendações Atuais para Terapia Hormonal e Sexualidade com falas das ginecologistas Drª Hérica Bedim e Drª Maria Ângela Girardi (Diretora financeira da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases e vereadora do município).

Em seguida aconteceu a Mesa Redonda com o tema: Saúde que temos! Saúde que Queremos! Com os médicos: Drª Maria Inês de Miranda Lima (Presidente da Associação Médica de Minas Gerais), Dr. Delano Carneiro (presidente da Urezoma), Dr. João Batista Soares (Conselheiro do CRMMG), Dr. Joseph Antônio Freire (Presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases) e Drª Maria Ângela Girardi (Diretora Financeira da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases).

Após os debates foi a vez das homenagens: Médico em Destaque:   Dr. Ricardo José Caetano de Souza, Dr. Walter Ritti Dias Júnior e Dr.Joseph Antônio Freire. A Medalha de Honra ao Mérito Dr. Walter Gomes Rosa foi entregue ao médico Dr. Paulo Roberto Marinho Ramos e o Troféu Excelência no Atendimento Dr. José Queiroz, à Casa de Caridade de Muriaé Hospital São Paulo, e foi recebido pelo provedor do hospital Dr. Messias Soares Vardiero. O encontro terminou com almoço de confraternização.

Dr. Delano Carlos Carneiro, Presidente da UREZOMA, falou sobre os objetivos do encontro. “Buscamos três pontos hoje, o primeiro foi o aprendizado, através do conhecimento com duas palestras de excelente nível; tivemos também alguns assuntos de interesse de classe, abordados por profissionais que representam as nossas entidades, e, por fim, as homenagens. Eventos como este precisam acontecer para fortalecer a classe. A UREZOMA representa o ideal médico, da prática clínica, do respeito ao paciente, e sobretudo da solidariedade com o ser humano esse é o nosso lema é isto que procuramos fortalecer a cada reunião.”

O médico fez questão de ressaltar a importância das homenagens e parabenizou o Hospital São Paulo pela honraria. “Gostaria de agradecer à Folha do Sudeste que nos dá a oportunidade de deixarmos uma mensagem e novamente enaltecer o trabalho da equipe do Hospital São Paulo que recebeu homenagem justa e merecida, através do provedor Messias Vardiero, além dos outros profissionais que também foram homenageados pela qualidade com que desempenham suas funções.” Ainda na sua avaliação, o êxito do evento deveu-se à expressiva presença de médicos da região, discutindo assuntos pertinentes ao cotidiano profissional.

Maria Inês de Miranda Lima, Presidente da Associação Médica de Minas Gerais participou da Mesa Redonda com o tema: Saúde que temos! Saúde que queremos! Ela veio de Belo Horizonte especialmente para o evento. “Essa reunião em especial foi muito boa, porque além de discutir o que desejamos como caminho para a saúde, as ações realizadas pelas entidades e também pela particularidade das homenagens aos médicos locais. Foi um excelente encontro e eu parabenizo o Dr. Joseph pela organização.”

Dr. Joseph Antônio Freire presidente da SMCC deu destaque a alguns temas discutidos e ressaltou a importância da UREZOMA. “A saúde pública em Minas Gerais vive um caos, temos problemas em nível de atenção primária, secundária e terciária, existe o sucateamento da saúde, falta o perfil do profissional nas equipes de médicos, enfermagem e em relação ao SUS, enfim vivemos uma crise com poucos financiamentos para atender um grande número de habitantes.”

Quanto às homenagens o médico esclareceu que este é o perfil da UREZOMA. “Fazer um evento científico de capacitação e orientação aos médicos sócios e não sócios e em seguida uma parte social com homenagens. “Este ano é histórico, porque é a única vez em 53 anos de funcionamento da entidade que uma instituição de saúde é homenageada, como é o caso do Hospital São Paulo de Muriaé, que fará 100 anos em 2027. Agrademos a presença de todos e parabenizamos aos homenageados. ”

Share: