Com o objetivo de exercitar a evacuação das pessoas para eventuais situações de emergência, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio -, cumprindo o que determina a legislação pretende reunir cerca de 140 moradores da Zona de Autossalvamento – Zona de Risco –  do entrono de sua barragem para uma simulação de evacuação. A ação vai contar com equipe da CBA, Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, representantes dos poderes públicos e imprensa. As atividades estão previstas para começar as 14h.

De acordo com informações divulgadas pela empresa, a barragem de Miraí é construída em etapa única, opera desde 2008 e atende aos mais altos critérios de segurança. O rejeito contido ali é composto de água, argila e areia. A água da barragem é reutilizada no processo de beneficiamento. A CBA ainda tem uma ETA – Estação de Tratamento de Água, que realiza o tratamento da água da barragem, retornando para o Rio Preto totalmente limpa. Atualmente, a barragem de Miraí está com 55% de seu volume ocupado – cerca de 15 milhões de metros cúbicos.

No dia quatro de junho a empresa recebeu a imprensa da região e da Zona da Mata para explicar  sobre o processo de Simulação de Evacuação e mostrar a estrutura física e administrativa da Unidade Miraí, onde está a barragem a Jusante. Esta forma de construção é considerada a mais segura e com um custo mais elevado para a construção. Os jornalistas assistiram a vídeos, receberam explicações e participaram de uma visita de campo.

A CBA divulgou o comunicado abaixo

“A empresa realiza na próxima sexta-feira, dia 7 de junho, em conjunto com os órgãos de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar, o simulado de emergência de barragem em sua Unidade de Miraí. O treinamento na chamada zona de autossalvamento (ZAS) da barragem é parte das ações de rotina previstas no PAEBM – Plano de Ações Emergenciais para Barragens de Mineração, em alinhamento às práticas de segurança e gestão de barragens e em cumprimento à legislação (Portaria 70.389/17).

Os trabalhos para a realização dos simulados foram feitos em conjunto com as defesas civis municipais, prefeituras, Corpo de Bombeiros Militar, conforme as orientações da Defesa Civil Estadual de Minas Gerais. Como exemplo, pode-se citar a preparação da comunidade, quando os brigadistas da CBA foram de porta em porta, orientando sobre os procedimentos em caso de emergência e informaram sobre os testes com as sirenes, com treinamentos teóricos e práticos.

Como funciona: O simulado em Miraí terá início às 14h da sexta-feira, dia 7 de junho. Os moradores da Zona de Autossalvamento foram orientados para se dirigirem a pontos de encontro pré-definidos, tão logo ouçam o toque das sirenes. Todo o exercício é monitorado pelos especialistas cuja avaliação servirá para que o processo seja aprimorado continuamente.

Gestão da segurança: A CBA reforça que possui um sistema robusto de gestão de segurança que garante a integridade física de suas barragens. Esse sistema contempla rotinas de monitoramentos, que são realizados diariamente, semanalmente e mensalmente e, posteriormente, encaminhados aos órgãos fiscalizadores; bem como auditorias externas, conduzidas por uma empresa independente especializada e de competência reconhecida internacionalmente, que têm frequência mensal para os monitoramentos, controles e ações e semestral para avaliação geral da barragem.

Sobre a CBA: Produzimos alumínio do começo ao fim: extraímos a bauxita, transformamos o metal e oferecemos desde lingotes até produtos transformados como chapas e bobinas. Tudo isso de um jeito bem sustentável.

Somos autossuficientes na extração da bauxita, produzimos toda a energia que usamos e somos líderes na reciclagem industrial do setor. Isso tudo para conectar você ao mundo de oportunidades do alumínio.O alumínio está no transporte que te move, nas janelas de sua casa, na embalagem de alimentos e no seu celular. Parcerias duradouras que transformam matéria-prima em soluções para o dia a dia”.

Share: