Uma menina de três anos morreu na quarta-feira, 21, vítima de meningite em Muriaé. A Criança estudava no Espaço Infantil da Escola São Paulo e estava internada no Hospital São Paulo. No mesmo dia, tanto a Prefeitura quanto a escola onde a menina estudava enviaram notas oficiais aos órgão de imprensa da cidade e o Secretário de Saúde, Dr. Paulo César de Oliveira, o Adjunto, Wescley José de Souza, e o médico infectologista do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Daniel Licy deram entrevista coletiva confirmando a morte da criança pela doença e esclarecendo as circunstâncias.

Eles explicaram que a família já recebeu os procedimentos com relação ao caso, inclusive atendendo às normas do Ministério da Saúde. Os responsáveis pelos alunos da sala de aula onde a menina estudava participaram de reunião com especialistas onde receberam informações e puderam sanar suas dúvidas.

Durante a entrevista coletiva os profissionais enfatizaram a importância da população não seguir instruções de leigos e não se alarmarem com boatos, comuns nesse tipo de situação. Eles reafirmaram que tomaram todos os procedimentos de segurança.

 

Nota Oficial da Prefeitura de Muriaé sobre caso de meningite

 

A Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lamenta o falecimento de uma menina de 3 anos, na manhã desta quarta-feira (21), no Hospital São Paulo, devido à meningite. Segundo o infectologista do Setor de Epidemiologia da SMS, Daniel Licy, este é um caso extremamente raro e que ações de profilaxia estão sendo realizadas desde a manhã desta quarta-feira em uma escola particular onde a criança frequentava.

A menina foi internada na terça-feira (20) no HSP. Exames laboratoriais comprovaram a causa do óbito como sendo meningite por haemófilos influenza, uma infecção bacteriana aguda das meninges. Familiares, pessoas íntimas, profissionais da educação e de saúde e alunos que tiveram contato com a menina vão receber quimioprofilaxia por rifampicina, procedimento indicado para os contactantes íntimos expostos até sete dias do início dos sintomas.

A Secretaria de Saúde também solicitou à escola que garanta informações sobre o estado vacinal das pessoas que tiveram contato com a menina, para fazerem parte das ações da SMS e saber a necessidade de imunizações.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que não há motivo para pânico e reforça que este é um caso isolado e raro. Mais uma vez, a Prefeitura lamenta o falecimento da criança e transmite a seus familiares os sinceros sentimentos de pesar.

 

NOTA OFICIAL DA ESCOLA SÃO PAULO, ONDE ESTUDAVA A MENINA HELENA

 

Srs. Pais,

Nossos Cumprimentos,

 

Informamos que, na data de hoje, 21 de agosto de 2019, às 14h30, recebemos na Escola São Paulo, as autoridades de saúde municipal: Dr. Daniel – infectologista e Dr. Paulo César- Secretário de Saúde. Eles fizeram uma reunião com todos os pais da turminha da aluna Helena e com todos os professores e funcionários da Escola. De acordo com as informações das autoridades, a causa de morte da aluna foi uma meningite bacteriana, raríssima (causada pela bactéria haemophylus influenza), que é coberta pela vacinação do SUS.

O caso da Helena trata-se de uma situação isolada, não configurando risco de surto epidêmico. Foram dadas as devidas orientações para os pais e para a Escola, em relação às medidas que serão tomadas com os alunos que tiveram contato direto com a Helena, por 4 horas diárias, no período de 5 dias consecutivos. Quanto às aulas; fomos informados pelas autoridades que NÃO HÁ NECESSIDADE DE SUSPENSÃO; pois os alunos não tinham contato direto por período prolongado com a criança infectada.

Ressaltamos, ainda, que a ESCOLA SÃO PAULO, sempre atua com muita responsabilidade nas questões que dizem respeito aos seus alunos, pais e funcionários. Pedimos aos senhores que fiquem tranquilos e que não atentem para notícias que circulam, de maneira aleatória e sem teor científico, nas redes sociais.

Informamos também que o Dr. Daniel e o Dr. Paulo César visitaram o Espaço da Educação Infantil e parabenizaram a Escola pela estrutura física: “ambientes limpos, arejados e salubres” – foram essas as palavras deles. A partir desta quinta-feira as aulas acontecem normalmente. Estamos à disposição das famílias para mais esclarecimentos. Desde já agradecemos a compreensão de todos.

 

Direção e Coordenação Pedagógica

Share: