A AMA – Associação Muriaé dos Autistas realizou o primeiro encontro de Mães de Autistas, na tarde sábado, 14, no Muriaé Tênis Clube. O tema foi Papo de Mãe. De acordo com o presidente da entidade, o médico Dr. Ênio Moreira Bernardes, o objetivo do encontro foi propiciar um momento de lazer, entretenimento e aprendizado para as mães. “Estou à frente da associação há quatro meses e mesmo nesse pouco tempo conseguimos perceber a necessidade de dar um apoio a essas mulheres, porque as mães são a base das famílias e o principal apoio aos autistas, tanto na vida social como no tratamento. Por isso colocamos algumas ações voltadas para elas. É um espaço para que as mães cuidadoras possam discutir suas dificuldades, seus problemas, e também se divertirem e confraternizarem. Porque muitas vezes quem tem uma criança autista em casa tem uma carga de trabalho e cuidados muito grande e acaba por não ter muito convívio social.”

O médico ainda explica que a associação fará mais eventos direcionados às mães, mas também para as crianças. “Esperamos que os encontros de mães tornem-se frequentes. Mas mês que vem, por exemplo, tem o Dia das Crianças então estamos trabalhando num evento para  elas e que na verdade são as mães que farão e levarão seus filhos. Temos também as nossas reuniões mensais com temas bem direcionados ao assunto e com a participação dos parentes.”

A AMA existe desde de 11 de setembro de 2015 e a nova diretoria assumiu em junho deste ano. A entidade promove reuniões mensais, e como ainda não tem sede própria, os locais dos encontros mudam de acordo com os palestrantes e a expectativa de pessoas presentes. “Por enquanto fazemos encontros itinerantes fizemos a primeira no Grande Hotel, a outra no CD Modas. Estamos em negociação com o Hospital São Paulo que deve ceder um espaço onde construiremos a nossa sede, provavelmente no espaço do Grêmio Recreativo. A previsão é de que isso aconteça em três anos. Até lá, o HSP nos disponibilizou espaço para funcionarmos e já estamos finalizando os contratos”, explica o presidente, esclarecendo que a AMA não terá apenas uma sede administrativa, mas sim, será um grande centro de tratamento para autistas muriaeenses.

A entidade não tem fins lucrativos e vive de doações. “Estamos em plena campanha de associação. Dia 26 de setembro, 19h, faremos a nossa assembleia e vamos saber quantos são os associados através das presenças para votos”, explica Ênio Moreira.

Quem se interessar pode fazer a inscrição através do bit.ly/amamuriae. A Associação também tem uma página no Facebook, é só digitar AMA Muriaé e um instagram @amamuriae.

Share: