Demuttran – Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Muriaé premiou o “Motorista Nota 10” da cidade. A solenidade que aconteceu no Centro Cultural do Grande Hotel Muriahe, encerrou oficialmente a Semana Nacional do Trânsito que contou com extensa programação na cidade entre os dias 19 e 26 de setembro. O objetivo da premiação é reconhecer e valorizar o trabalho de motoristas profissionais que se destacaram no cumprimento de suas funções em 2019. 

Foram premiados 22 condutores que atuam em empresas e entidades públicas e privadas. Todos receberam um certificado e foram destacados por serem referências no trânsito, atuando de forma prudente e segura. O evento foi aberto com a fala do Diretor Geral do Demuttran, Ivanir Pimentel, que apresentou diversos projetos desenvolvidos pelo órgão nos últimos meses. “Estamos investindo na melhoria da mobilidade urbana, por isso apostamos na fluidez e a segurança no trânsito. Estamos criando mais formas de acessibilidade e isso garante melhoria na qualidade de vida de toda a população.”

No Brasil foram registrados em 2018, 7.852 mortes por acidentes de trânsito, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde, o que significou uma queda de 27% em relação aos anos anteriores, o objetivo nacional é chegar a 2020 com menos de 19 mil mortes por acidentes de trânsito. As informações foram trazidas ao encontro pelo segundo palestrante da manhã, Tenente Melo, da Polícia Militar. Ele é responsável pela 96ª Cia de Polícia e uma de suas atribuições é estar à frente do Patrulhamento de Trânsito ele divulgou dados locais. “Em Muriaé os acidentes tiveram uma queda de 13%, implantamos ações visando melhorar a qualidade do trânsito na cidade e isso reflete na melhoria na qualidade de vida de toda população.”

Douglas Cesso de Almeida Vieira, Biomédico do Laboratório Santa Lúcia, foi o terceiro palestrante do evento e apresentou esclarecimentos muito importante. Ele explicou como são realizados os exames toxicológicos e ressaltou a obrigatoriedade do teste para motoristas com habilitação nas categorias C, D e E. Ele ainda afirmou que depois da implantação da obrigatoriedade do teste o índice de acidentes teve uma redução de 30%. “Estes exames são realizados a partir de um fio de cabelo, ou pêlo do corpo e detecta drogas usadas em até 90 dias antes da avaliação. Algumas substâncias detectadas são anfetamina, os conhecidos rebites, utilizados para tirar o sono, cocaína, crack, maconha, êxtase e heroína além de outras drogas. Quem faz uso controlado de alguma dessas substâncias, precisa apresentar prescrição médica ao laboratório que será anexada e enviada junto com o resultado.” Os exames só são aceitos se foram feitos em laboratórios credenciados pelo Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, e o motorista pego na infração é reprovado e fica impossibilitado de dirigir por três meses.

A programação da Semana Nacional do Trânsito em Muriaé realizou ações educativas com a participação de alunos da Escola São Paulo e da Escola Estadual Padre Maximino Benassati. Os membros do movimento ainda distribuíram bafômetros descartáveis para que os motoristas possam fazer autotestes antes de dirigir, além de promoverem ações educativas na Praça João Pinheiro, como a “Travessia Segura” e participaram de entrevistas a diversos meios de comunicação da cidade informando sobre a importância do trânsito seguro. 

O chefe do Departamento de Gestão, Análise e Estatística de Trânsito do Demuttran, Jackson Fernandes, avaliou positivamente a campanha e falou sobre a importância da entrega dos certificados. “Já estamos na terceira edição da entrega dos certificados e nosso objetivo é motivar os motoristas para que tenham uma direção segura no trânsito. Notificamos as empresas para elegerem seus representantes. Outra ação interessante foi a distribuição de bafômetros descartáveis que auxilia os motoristas e evitar dirigir depois de cometerem excessos. Às vezes a pessoa bebe num dia e no dia seguinte, apesar de estar se sentindo bem pode não estar apta a dirigir, então o teste avisa, porque prevenção é tudo.”

A presidente do Lions Clube Muriaé Helen Keller, Wanderly Torres de Azevedo e as companheiras Rosa Maria Ramalho e Solange Nogueira fizeram questão de prestigiar o evento. Wanderly teceu muitos elogios às atividades. “Foi excelente a palestra, trouxe conhecimento de tudo que deve ser feito para uma direção segura. O que mais me chamou atenção foi a questão da bebida, às vezes as pessoas pensam que beberam num dia e podem dirigir no dia seguinte, é preciso ficar atento. Deixamos nossos agradecimentos a todos que participaram e realizaram este encontro, que nos convidaram e dizer que estamos prontas para prestigiar sempre este tipo de evento.”

Share: