Foi um sucesso da 20ª Festa do Carro de Boi de São Francisco do Glória. O evento aconteceu entre os dias 11 e 13 de outubro e agradou além de franciscano, centenas de pessoas que vieram de várias cidades da região. A festa foi aberta na sexta-feira com show da dupla Halvaro e Rodriguez e teve apresentação do DJ Oreia, no sábado foi a vez de Antony e Gabriel e DJ Thiago Costa animarem o público. Já no domingo fechando o evento, teve apresentação de Beijo Mel e Os Garganta de Ouro. E não faltou o tradicional desfile de Carros de Bois que aconteceu no domingo e encantou o público.

Durante a abertura do evento o Presidente da Câmara Municipal, Juscelio Martins Pedrosa, lembrou que a festa é uma forma de manter a importante tradição do carro de boi na cidade. “Diante de um mundo com falta de identidade cultural e enfraquecimento das tradições nós somos privilegiados por termos o Carro de Boi como nossa cultura. Nos empenhamos muito, nós e nossos pares, para que a realização do evento fosse possível. Hoje estamos celebrando nossos costumes, que precisam ser passados de pai para filho. Desejo a todos uma bonita e proveitosa festa e que sejam muito bem-vindos.”

Em seguida foi a vez do prefeito de Astolfo Dutra, Bruno Ribeiro usar a palavra. Ele elogiou a cidade e a administração de Wallace Pedrosa. “Estou encantado, encontrei uma cidade limpa, acolhedora e muito organizada. Quero dizer que passamos por um aperto financeiro muito grande no estado e isso refletiu nos municípios, só agora, a situação se aclara, e pudemos constatar a excelência na administração de São Francisco do Glória, que conseguiu crescer com austeridade e compromisso com a sociedade.”

O prefeito, Wallace Pedrosa, cumprimentou os prefeitos das cidades vizinhas que comparecem à abertura aos vereadores que, segundo ele, muito têm trabalhado pelo desenvolvimento do município. “Sem o apoio da Câmara tenho certeza de que não conseguiríamos o sucesso que atingimos na nossa administração, quero cumprimentar também a todos os secretários, diretores e a todos os funcionários que muito têm trabalhado pelo desenvolvimento da nossa cidade, em especial o pessoal da Obra, que trabalhou incansavelmente para deixar este lugar mais bonito para aconchegar e receber os nossos visitantes. A festa do carro de boi faz parte da nossa cultura, não é simplesmente um evento com show de atração nacional para vir aqui e fazer uma, duas horas de apresentação, mas é para resgatar a nossa cultura, para manter viva na nossa memória aquilo que nossos ancestrais lutaram e nossos avós passaram.”

O prefeito concluiu. “Naquela época existiam dificuldades, mas não impossibilidades, o transporte era todo feito por carro de boi, nossos carreiros mais velhos contam que, às vezes, uma viagem para Carangola, por exemplo, demorava uma semana e era levado tudo no carro de boi. Então, não podemos deixar essa ideia morrer. Nós, aqui em São Francisco do Glória, faremos de tudo para manter viva essa memória. O nosso grande desfile com carros de boi foi gratificante, e queremos trabalhar sempre por uma cidade mais acolhedora para todos. Agradeço a todos os franciscanos que nos apoiam, os presentes e os ausentes que vêm para a nossa festa. Que todos tenham recebido o carinho do nosso povo.”

Share: