O Centro Universitário UNIFAMINAS promoveu no dia 22 de outubro a quinta edição do Roda de Profissões. O objetivo do evento é levar alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e particulares de toda região para conhecer a infraestrutura e os 22 cursos oferecidos pela instituição. Neste ano o UNIFAMINAS recebeu mais de 3 mil visitantes que tiveram a oportunidade de percorrer o campus, conversar com professores, alunos, coordenadores e colaboradores responsáveis pelas graduações oferecidas e visitar as instalações da instituição. No evento os alunos puderam se inscrever gratuitamente para o Vestibular Tradicional do UNIFAMINAS, que vai acontecer dia 7 de dezembro, e também realizar inscrições para o Vestibular de Medicina, com provas no dia 23 de novembro.

O Pró-Reitor de Administração, Eduardo Goulart Gomes, explica que o programa é também uma ação social, porque aproxima os jovens da universidade, despertando o interesse deles por cursar uma graduação. “Sabemos, e é amplamente divulgado nos meios de comunicação, que profissionais com curso superior são melhores remunerados. Então nossa intenção é, cada vez mais, incentivar as pessoas e principalmente os jovens a buscar uma profissionalização em um curso superior. E nós estamos abrindo as portas para mostrar por dentro o que é cada curso e cada profissão. Assim eles têm a oportunidade de conhecer nossa estrutura de salas de aulas, todos os laboratórios, professores, e participar de várias ações que oferecemos.”

A Professora Débora Suellen Moreira leciona aulas de Matemática no Ensino Fundamental e Médio, na Escola Estadual Ribeirão do Jorge, em Fervedouro, e compartilha da opinião do Reitor.  “Meus alunos ficaram maravilhados com tanta coisa apresentada. Aqui tem várias escolhas e, muitas vezes, é neste encontro que eles decidem por uma profissão. É a primeira vez que venho acompanhando e fiquei encantada com a estrutura apresentada.” O professor de Sociologia, Gilberto Gomes Vieira, fez coro com a colega. “É um evento brilhante, muito importante para os alunos terem a oportunidade de tirar dúvidas sobre qual profissão exercerem no futuro.”

Uma das estruturas que mais chamou a atenção dos visitantes foi o laboratório de Realidade Virtual, que segundo o colaborador, Daividdi Moraes os alunos “são idealizados e transpostos para dentro da realidade virtual, proporcionando uma experiência imersiva do projeto ou estudo da parte anatômica. São formas de interação eletrônica que evoluíram para a parte didática.”

Regina Varella é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição também comentou:  “Esse evento é de grande importância! Temos a oportunidade de apresentar para os alunos dos terceiros anos o que eles podem encontrar e realizar depois do vestibular, o que farão em cada curso. Na Arquitetura, por exemplo, temos a oportunidade de apresentar os laboratórios de maquetes, desenho, tecnologia, e por fim, o escritório modelo, que atende a população carente de Muriaé e região, desenvolvendo projetos junto com a Secretaria de Ação Social da Prefeitura. São projetos reais, que realmente vão acontecer e isso incentiva os acadêmicos.”

Share: