Carla Morcerf, Diretora de Saúde Ambiental de Muriaé , esteve na Câmara Municipal  junto com sua equipe, na noite de terça-feira, 05/11, para receber uma Moção de Congratulações e Aplausos, proposta e entregue pelo presidente da Casa, vereador David Lacerda. No texto do documento, dirigido à diretora e aos motoristas e agentes de endemias – ACE, o vereador destaca o grande trabalho desenvolvido pela equipe na promoção da Saúde Ambiental na cidade. “Após um grande mapeamento e constatação que 38% dos focos positivos estavam em criadouros em materiais que poderiam ter sido reciclados, implementaram em 45 escolas municipais o projeto “Recicla Mania” com palestras, gincanas e recolhimento de recicláveis, onde conseguiram recolher mais de 3 toneladas só entre setembro e outubro, bem como visitas domiciliares, trabalho este de prevenção alcançando o menor índice de infestação predial da história, 0,5. Portanto, vale salientar que em 2019 tivemos 1700 casos, sendo que na última epidemia, em 2016, as notificações chegaram a 4 mil casos.”

Durante o evento, a diretora falou sobre a importância de receber a distinção que destaca o trabalho realizado pela pasta. “O destaque hoje é muito especial, eu já recebi moção de aplausos mas pelo meu trabalho, hoje estou recebendo como a pessoa que coordena, que direciona as ações do setor, então o meu orgulho é muito maior. São os meus  colaboradores que estão tendo reconhecimento do trabalho realizado em equipe. Dessa forma eu me sinto uma mãe orgulhosa, porque os agentes de endemia têm uma função muito importante para a saúde pública e desde que eu entrei em 2017, faço esse trabalho com eles, de reconhecimento da importância das ações. E a produção deles e os resultados só  crescem. A última epidemia que tivemos em 2016 teve mais de 4 mil notificações e esse ano de 2019, que tivemos epidemia em Minas Gerais toda desde janeiro, em Muriaé seguramos até abril, com números bem menores que nos outros anos.”

Carla Morcef explica que em 2018 foram contratados mais 12 agentes para compor a equipe, que realiza o trabalho em toda a cidade, inclusive nos distritos. A meta de cada agente é visitar 35 casas por dia. Todos trabalham uniformizados e com os respectivos crachás, os moradores que tiverem dúvidas podem ligar para a diretoria e se informar se há agentes naquela rota, antes de permitir o acesso às suas residências, mas Carla pede que os moradores facilitem o trabalho dos agentes. “Nossos agentes fazem visitas diárias, com chuva ou com sol. Peço que as pessoas os recebam bem, ofereçam água pra beber, nesses dias mais quentes e permitam que eles realizem o trabalho, para cada residência que eles não têm acesso, é necessário que encontrem outra, o que faz com eles precisem andar mais, gerando mais desgaste e cansaço. Nossos agentes são treinados e de total confiança. Gostaria ainda de falar que o nosso LIRA este ano deu 0.5 e o ideal do Ministério da Saúde é 0.9, então estamos muito baixos. Isso devido ao trabalho bem feito dos Agentes de Endemias e de um projeto que eu implementei chamado Recicla Mania, durante dois anos mapeando os focos de dengue na cidade, percebemos que eles estavam em materiais recicláveis esquecidos nos quintais, então fizemos o projeto em 45 escolas, com palestras e gincanas e agora cada escola tem uma equipe de agentes mirins e recolhemos mais de três toneladas entre setembro e outubro.”

A sede do departamento de Saúde Ambiental funciona da Secretaria de Saúde, na antiga AMIU, entre 7h e 17h, com horário de almoço entre 11h e13h, de segunda a sexta-feira. O telefone para contato é 3729- 1301.

Share: