A emoção deu o tom da culminância do projeto “Semana para a Vida” promovido pela Escola Estadual Padre Maximino Benassati. Alunos e professores escolheram como tema do evento, que aconteceu na sexta-feira, 22/11, uma homenagem aos 130 anos da escritora e poetisa goiana, Cora Coralina. O projeto foi desenvolvido pela professora Rosângela Guedes, com os alunos do sexto ano.

Ela conta que o trabalho é anual nas escolas estaduais e neste ano, por interesse dos alunos, resolveram trabalhar com a Cora Coralina. “Fizemos pesquisas, fomos conhecendo a poetisa aos poucos e não tem como não se apaixonar por ela. Escolhemos Cora pelos valores e princípios que ela inspira em seus poemas. Aprendemos muito no decorrer do projeto, porque ela é um ensinamento de vida para todos nós. Os alunos foram sensibilizados pelo apelo da autora de tocar o coração das pessoas. E hoje é um momento de grande alegria, porque pudemos ver a capacidade e o potencial dos nossos alunos, que produziram e declamaram seus poemas, numa releitura da obra da autora.”

O trabalho foi intenso, durante todo projeto foram estudados a vida da autora, sua obra e as crianças foram abraçadas pela sua trajetória e acabaram se encantando. Assim a diretora, Maria Alice, descreveu as atividades e citou um dos versos mais famosos de Cora Coralina. “Nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas”. Em seguida, ela acrescentou que a Escola promove em seus alunos a cultura do saber viver bem: com amor, com gentileza, com respeito e dignidade.

“Nessa semana de Educação para a Vida, que acontece em todo estado, preparamos as crianças para a convivência social, respeito, gentileza e todas as coisas que norteiam temas transversais para as suas vidas. Finalizar esse projeto homenageando a Cora Coralina foi muito satisfatório, porque a lição que ela passa para os alunos é uma  positiva, de tirar o melhor da vida, de superar os obstáculos e não desistir, e nós temos investido muito nisso com relação aos alunos, porque mesmo trabalhando o conteúdo essencial programático a gente não esquece nunca de trabalhar o ser humano para que saiba lidar na interação da vida”, afirmou Maria Alice.

Share: