Ubá foi um dos 31 municípios mineiros que tiveram seus planos de trabalho analisados e aprovados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional, para recebimento de verbas federais para execução de ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais à população após as chuvas de 2020. O repasse de R$ 506,9 mil, já autorizado para o município, atende integralmente ao Plano de Metas de Restabelecimento que a administração apresentou a Sedec, que representa a primeira etapa do processo de recuperação da cidade.

O repasse já foi autorizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional por meio da Portaria nº 373, publicada no Diário Oficial da União do dia 28 de fevereiro, e anunciado pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em reunião, realizada no último sábado (29), em Belo Horizonte, na presença do prefeito Edson Teixeira Filho.

O Plano de Metas de Reconstrução, que contempla obras mais complexas e de maior valor, também apresentado pelo município, segue em análise.

“Essas são apenas as primeiras liberações de recursos que o MDR fará aos municípios atingidos pelas chuvas em Minas Gerais e são parte do pacote de quase R$ 1 bilhão anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro. São recursos muito importantes para essas cidades, que poderão atender os moradores afetados e restabelecer a normalidade das vias públicas e outras infraestruturas danificadas”, disse Marinho.

O Plano de Metas de restabelecimento (1ª etapa) contemplado englobou as seguintes obras:

– Construção de Gabião para contenção do passeio e da Av. Comendador Jacinto Soares de Souza Lima (Beira-Rio) e Cabeira da Ponte da Bandeira (próximo a Ponte da Bandeira);

– Construção de Gabião para a reconstrução de Passeio, contenção Av. Comendador Jacinto Soares de Souza Lima (Beira-Rio) e proteção da Ponte (em frente ao Posto D’ Lucca);  

– Construção de Gabião para contenção do passeio e da Av. Ponte Fazendinha;

– Construção de Gabião para reconstrução do passeio e proteção da Av. Comendador Jacinto Soares de Souza Lima (em frente a Loja Agropecuária Jomaza).

A próxima etapa será a análise pelo Ministério do Desenvolvimento Regional dos planos de reconstrução dos municípios afetados, que são projetos mais complexos, com cálculos estruturais para obras de maior complexidade e valor. Até o momento, Ubá já enviou planos de trabalho para 13 obras classificadas como ações de reconstrução.

Projetos de Ubá são referência no estado

Durante a reunião em Belo Horizonte, o secretário Nacional da Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas, agradeceu ao prefeito Edson Teixeira Filho pela atenção prestada pelo município a Equipe da Defesa Civil Nacional que esteve na cidade, e destacou a qualidade do plano de trabalho apresentado pelo município. “Segundo fala do Coronel Alexandre, o relatório do município de Ubá é referência para os demais devido à qualidade e nível de informações. Além de manifestar nosso orgulho, também parabenizamos aos profissionais da Prefeitura, especialmente aos diretamente envolvidos com o processo e aos demais que colaboraram. Isso nos dá muita esperança de que seremos contemplados com mais recursos importantes para a reconstrução de outros locais afetados pelas chuvas em nossa cidade”, destacou o prefeito Edson.

Share: