Grego foi selecionado juntamente com gestores municipais em todo país. Esta é a primeira vez que um prefeito de Muriaé recebe o prêmio

O prefeito de Muriaé, Grego, foi um dos agraciados em todo país com o título de “Prefeito Amigo da Criança”. O respeitado prêmio é uma forma de reconhecer os gestores locais que se dedicaram e, ao cumprir todas as etapas propostas pela Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), demonstraram priorizar ao longo dos quatro anos de gestão ações voltadas às crianças e aos adolescentes, contribuindo para a melhoria de indicadores para este público.

Na sexta edição do prêmio, Grego foi selecionado juntamente com mais 11 prefeitos de Minas e um total de 124 gestores de todo o país. Por causa da pandemia, o evento de premiação de entrega do selo pela Abrinq foi adiado, sem data prevista para ser divulgada.

Esta é a terceira vez que a gestão de Muriaé participa do programa, no entanto, é a primeira vez que um gestor do município recebe o reconhecimento pleno do Prefeito Amigo da Criança, que foi criado em 1996 e tem o objetivo de mobilizar, engajar e apoiar tecnicamente de forma gratuita os gestores públicos e suas equipes no planejamento e na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Ações de destaque – Entre as ações municipais que levaram o município a se destacar nacionalmente no programa estão:

– Criação do Projeto Apadrinhar, para apoio a crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

– Redução de quatro pontos na média de alunos por turma nas pré-escolas da rede municipal, proporcionando um aprendizado mais personalizado e facilitado. De 20 alunos por turma, em 2016, para 16, em 2019.

– Aumento de 12,2 pontos percentuais na proporção de docentes de pré-escolas públicas municipais com ensino superior. De 86,10%, em 2016, para 98,30%, em 2019.

– Aumento de 6,9 pontos percentuais na proporção de docentes de creches públicas municipais com ensino superior completo. De 90,6%, em 2016, para 97,5%, em 2019.

– Aumento das matrículas em tempo integral em creches municipais próprias. De 895 matrículas, em 2016, para 998 matrículas, em 2019.

– PMIA: além disso, Muriaé conta com o Plano Municipal para a Infância e Adolescência. O PMIA orienta os programas, projetos e ações voltados para crianças e adolescentes no município.

O Plano é composto por representantes de diversas secretarias e órgãos municipais, como Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, secretarias de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento Social e Demsur.

 OBS:  O resultado da 6ª edição do Programa “Prefeito Amigo da Criança” está disponível em www.prefeitoamigo.org.br.

Share: