Messias Soares Vardiero

Ao comemorarmos o dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, queremos ressaltar que essa data tem haver com o processo histórico de separação, entre Brasil e Portugal, uma vez que havia muita violência entre o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

A independência aconteceu em 1922, com o marco do grito do Ipiranga proclamado por Dom Pedro I, que montado em um cavalo, com a participação de Maria Leopoldina e outros, proclamavam as seguintes palavras “Independência ou morte”, no local do Riacho Ipiranga em São Paulo.

Em 1º de dezembro de 1822, Dom Pedro foi coroado Imperador do Brasil, com o título de D. Pedro I.

São várias as causas da Independência, e o principal foi o desentendimento entre os portugueses e os brasileiros na corte de Lisboa e a vontade da elite econômica brasileira em acabar com o monopólio comercial português e as ideias iluministas a respeito da liberdade do povo.

Com o processo de Independência do Brasil, a família Real Portuguesa ficou instalado de 1808 a 1820, tornando a luta diferente dos demais territórios.

A vinda da Família Real, fidalgos e funcionários partiram para o Brasil escoltados por quatro navios britânicos, no século XIX.

Com a chegada de Dom João IV em Salvador, decretou a abertura de Portos do Brasil às Nações Amigas de Portugal.

Isso pôs fim ao monopólio comercial português no Brasil. Dom João também fundou a Cirurgia da Bahia, equivalente as atuais faculdades de medicina.

Dom João IV ainda assinou outros atos de interesse do povo brasileiro. Em 09 de janeiro de 1822, o então príncipe regente Dom Pedro I declarou que não cumpriria as ordens das cortes portuguesas, que exigiam sua volta a Lisboa, ficando no Brasil. Com apenas 23 anos de idade, Dom Pedro I, tendo em vista a pressão que estava recebendo para voltar para Portugal, com a entrega ao Príncipe regente daquele país, uma lista com mais de 8.000 assinaturas, dizendo para não abandonar o Brasil, assim D. Pedro atendendo as pessoas, respondeu a Portugal com as seguintes palavras: “Como é para o bem de todos e felicidade da Nação, estou pronto. Diga ao reino que fico”. Com isso declarou a Independência do Brasil.

Muriaé, 02 de setembro de 2020.

Share: