Em votação remota, deputados ainda acataram requerimentos para a realização de duas audiências – Foto:Willian Dias

Parlamentares querem conhecer local onde é feita a inoculação de cavalos para a produção de anticorpos contra o vírus

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) trabalha na produção de um soro que visaria a reduzir a carga viral e minimizar os sintomas da Covid-19. A pesquisa está em desenvolvimento na Fazenda Experimental São Judas Tadeu, que pertence à Funed e se localiza em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com o objetivo de conhecer de perto essa iniciativa, a Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em reunião realizada nesta nesta terça-feira (17/11/20), aprovou requerimento de visita técnica à fazenda.

Segundo o requerimento, assinado pelo presidente da comissão, deputado Coronel Henrique (PSL), a Fazenda São Judas Tadeu é especialista na produção de soros antipeçonhentos, antitóxicos e antivirais. O soro para o tratamento da Covid-19 vem sendo desenvolvido a partir de anticorpos de cavalos inoculados com o vírus inativado.

O portal da Fundação Ezequiel Dias informa que lotes-piloto do soro contra o novo coronavírus devem ser finalizados em janeiro de 2021. Serão 5 mil ampolas para estudos clínicos, mas o uso será restrito ao ambiente hospitalar e a partir de prescrição médica.

Seca – Na mesma reunião, a comissão aprovou requerimento de audiência pública para debater, em caráter de urgência, com produtores rurais da região cafeeira do Estado e instituições financeiras, a seca que ameaça o setor. Os deputados Coronel Henrique, Antonio Carlos Arantes (PSDB), Betinho Pinto Coelho (Solidariedade), Gustavo Santana (PL), Tito Torres (PSDB) e Inácio Franco (PV), autores do requerimento, também querem discutir, na mesma reunião, a renegociação dos créditos rurais e das dívidas dos agricultores afetados.

Também foi aprovada a realização de audiência para a entrega dos diplomas referentes a votos de congratulações destinados a associações de produtores de queijo Minas artesanal. O motivo é a passagem do Dia Internacional de Valorização dos Queijos de Leite Cru, comemorado em 17 de outubro.

Share: