A primeira instituição financeira Cooperativa do Brasil, com mais de 117 anos de história, o Sicredi (Sistema Cooperativo de Crédito) chegou em Muriaé na noite de segunda-feira (14/12), através de uma mega   inauguração da agência no bairro da Barra, em um espaço amplo e com instalações modernas, pensando no conforto e na comodidade dos cooperados. A solenidade marcou a chegada da Sicredi Botucaraí não apenas na cidade, como também no estado de Minas Gerais, após um estudo que envolveu os municípios da região e que, ao final, contemplou Muriaé como a escolhida para ser a primeira a receber a cooperativa. Com direito a transmissão ao vivo através da conta oficial da cooperativa no Facebook, o evento movimentou o local e prometeu a apresentação de um novo conceito em união de pessoas pela geração de crescimento econômico, através de ações pontuais em cooperação com a economia local.

O Presidente da Sicredi Botucaraí RS/MG, Carlos Rogério Matuella, em entrevista à nossa reportagem, discorreu sobre a importância desta empreitada. “É um dia marcante na nossa história e a realização do sonho da nossa Cooperativa de levar o nosso jeito Sicredi de ser para o estado de Minas Gerais. De vinte regiões que foram mapeadas, escolhemos a de Muriaé para trazer o Sicredi. É uma alegria e estamos emocionados. Esperamos honrar tudo aquilo que o povo muriaeense irá fazer por nossa Cooperativa”, disse. Ele também garantiu a abertura de uma nova agência na cidade já no ano que vem, com direito a estacionamento para associados e a ser localizada no Centro de Muriaé, onde funcionava o antigo Hotel Barbosa.

O Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Coordenador do Projeto de Expansão, Laoni da Cunha, também esteve presente na inauguração e falou sobre o processo de implantação da Cooperativa na cidade. “Nós escolhemos Muriaé para o projeto de expansão que contempla 51 municípios em razão de um estudo econômico que foi feito desta região para estabelecer o município onde seria implantada a base Sicredi, a qual dará suporte a todas as demais agências que serão abertas no decorrer do nosso projeto. E este estudo econômico nos mostrou que Muriaé é uma cidade que apresenta um crescimento muito avançado e para onde muitas empresas têm vindo em busca de negócios. Isso nos fez tomar a decisão de que o projeto teria início em Muriaé, pelo que a cidade representa para a região, como um polo nos setores de confecções, de saúde e de educação. Já temos planejada uma primeira etapa, que consiste em abrir quinze agências na região em cinco anos. Então, damos todo o suporte a Muriaé, que é realmente a cidade referência da nossa área de ação em toda a região da Zona da Mata”, afirmou.

Quem também prestigiou a chegada da Cooperativa Sicredi na cidade foi o prefeito Grego. Em entrevista, ele revelou também ser um cooperado do Sicredi e exaltou a iniciativa de começar um empreendimento diante das dificuldades do momento pelo qual o mundo passa. “É sempre um orgulho, seja como chefe do Executivo ou como cidadão de Muriaé, ver, em plena pandemia e em um ano desafiador, pessoas que ainda acreditam no futuro. E a Sicredi demonstra esta esperança primeiramente na sua cor predominantemente verde, e também quando inaugura um empreendimento desta envergadura em um ano de obstáculos. Quero desejar sucesso à família Sicredi e dizer que este espírito de cooperativismo é a certeza de sucesso. Como prefeito, quero deixar aqui minha mensagem hospitaleira e acolhedora, para que todos estes gaúchos se sintam acolhidos, como mineiros e muriaeenses”, relatou.

O gerente da agência, Jefersson da Costa, contou que têm uma experiência de 26 anos na área de cooperativismo, sendo dezoito junto ao Sicredi, e demonstrou grandes expectativas com o início deste empreendimento e alguns de seus objetivos como gestor da agência. “Muriaé comporta facilmente três agências, e pretendemos dar uma continuidade aqui ao nosso trabalho que teve início no Rio Grande do Sul. Temos a consciência de que é uma outra cultura, com costumes diferentes, mas vamos nos adaptar de acordo com a realidade para ver quais são as necessidades do povo de Minas Gerais nestes 51 municípios para que possamos realizar um trabalho parecido, mas de acordo com as necessidades daqui. Consideramos muito este âmbito da cultura, assistência e eventos sociais. Quando falamos em ajuda, não se trata apenas da financeira. Ela existe, mas falamos a partir de treinamentos com instituições, como escolas e a APAE, junto a nós, colaboradores. É um engajamento da comunidade para que ela veja que, se nós trabalharmos juntos, todos ganharão”, avaliou. Ele também prometeu algumas novidades da Sicredi para a cidade em breve. “Em Muriaé, para o ano que vem, teremos uma agência no Centro, com obra a ser iniciada em janeiro. No segundo piso, teremos a sede que vai dar suporte às agências da região. No futuro, também visualizamos a abertura de agências no bairro Dornelas e em outros municípios, a depender das demandas da comunidade”, revelou.

 

                            

Share: