O Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Muriaé e Região promoveu, entre os dias 8 e 11 de setembro, a Quarta Exposição Especializada da raça. O evento ocorreu no Parque de Exposições Lael Varella e contou com diversas competições e premiações, consolidando o sucesso do novo Núcleo, que havia sido desativado durante um longo período e foi reaberto há cinco anos. O evento teve transmissão ao vivo para todo o Brasil, pela TV Zona da Mata e participantes vindos de toda região Sudeste, visando lançar candidatos para torneios de âmbito nacional, como o CBM (Campeonato Brasileiro de Marcha).

A presidente do Núcleo, Margareth Heloise de Melo, falou durante a entrevista da sua avaliação sobre essa Exposição. “O evento foi um sucesso absoluto e superou nossas expectativas, porque, apesar de muitos criadores e expositores terem ficado receosos de colocar o caminhão na estrada devido à paralisação, obtivemos um número muito expressivo. Tenho uma equipe muito boa e uma diretoria que me ajuda bastante, além da empresa organizadora e o pessoal que montou a estrutura. Isto é resultado de um trabalho de meses. A paixão pelo cavalo une as pessoas. Então, é possível fazer uma boa logística com esses animais, desde que analisando a competitividade do mercado em relação ao preço e à genética. Outra coisa que sempre digo é que o cavalo gira a economia da cidade, da região, dos estados e do Brasil inteiro. A ABCCMM (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador) conta com mais de vinte mil associados, todos com animais e gerando empregos. São inúmeras as famílias que vivem do cavalo, desde o veterinário até o vendedor de selas, medicamentos e rações, além dos tratadores e peões”, disse.

Margareth também comentou sobre o desafio de reativar o Núcleo após o período de hiato. “Há cinco anos, o Núcleo estava desativado, sem organizar eventos. Ficou parado por mais de quinze anos. Então, fundamos um novo Núcleo e começamos a fomentar a raça. Com isso, as pessoas passaram a procurar os animais para comercializá-los e melhorar sua tropa e a genética. Hoje, eu vejo como o público gostou da proposta e nos procurou para investir no evento. São pessoas que criam cavalos e tem seu negócio à parte. Ou seja, empresas que usam o cavalo como hobby. Além disso, os Haras também têm se tornado empresas. E o Mangalarga Marchador é muito versátil: tem para todos os gostos, desde a pista até o lazer, esporte, trabalho, etc. Então, é um hobby que também pode ser lucrativo se encarado como fonte de renda. Aqui, os cavalos são pontuados para participar da Exposição Nacional, que é a Copa do Mundo do Cavalo e que acontece na Gameleira, em Belo Horizonte. Infelizmente, no ano passado o evento não ocorreu devido à pandemia, mas teremos o CBM no Rio de Janeiro e em Salvador. Para participarem, os animais precisam ter pontuação em um evento como o nosso. Os ganhadores recebem em valor, pois a competição é muito grande. Os animais que vieram em nossa exposição, por exemplo, são de altíssimo nível”, explicou.

Ao final da entrevista, Margareth prestou agradecimentos. “Eu agradeço a Três Barras, que para mim é uma empresa referência em competência, honestidade, palavra, pontualidade e profissionalismo. Só tenho a agradecer, principalmente ao Darlan, Paulinha e Gustavo. São pessoas que sempre fizeram nossos eventos e que nunca me deixaram na mão”, finalizou.

Quem também participou do evento e concedeu entrevista ao Jornal Folha do Sudeste e falou sobre sua paixão pelos animais foi o Lael Varella Filho, o Laelzinho. “Criar cavalos é uma grande paixão. Quando conseguimos fazer o resultado acontecer, participando de uma exposição e conseguindo as premiações, realmente é uma grande satisfação e uma motivação para continuar esse trabalho que já é feito há quarenta anos. A Margareth é uma pessoa maravilhosa e muito dedicada. Representa uma grande liderança que temos em Muriaé, que fomenta bastante a nossa raça e sempre demonstra uma grande organização e um trabalho maravilhoso. E este é o resultado: todos felizes e satisfeitos de verem um evento tão bacana comandado por ela”, contou.

Darlan Oliveira Santos, coordenador de pista da Três Barras Promoções, também falou sobre o evento. “A expectativa era colocar em torno de 100 a 120 animais, e conseguimos colocar 110 com muita qualidade. Tivemos cavalos do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Tivemos a exposição bem regionalizada, com vários criatórios do entorno de Muriaé. Estou muito feliz de ter participado deste projeto que deu certo. O evento atendeu todas expectativas, e nós ficamos muito felizes com o resultado. Conseguimos encerrar com muita qualidade e transmitir ao vivo para todo o Brasil pela TV Zona da Mata. Temos feito um trabalho com muito afinco para que o Núcleo volte a ser um dos maiores do Brasil, como já foi um dia. Como nós, muriaeenses, sabemos receber muito bem, os amigos que vêm sempre retornam. Para o ano que vem, temos programadas a 5ª edição da Exposição Especializada e as Copas de Marcha”, revelou.

Share: