O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, Barão do Monte Alto, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre e COOPAF (Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar Solidária) promoveram, em parceria com a Ceifar Zona da Mata e a Cresol, um evento para comemorar o mês da mulher. Com inúmeras dinâmicas e sorteio de brindes, a comemoração ocorreu na manhã de quarta-feira (23) e contou ainda com a tradicional Feira Agroecológica, além de um café rural, roda de conversa e apresentações culturais. O objetivo foi reafirmar a importância da figura feminina para o funcionamento das entidades envolvidas na organização.

 

O presidente da COOPAF, Antônio Carlos Bagle, prestigiou o evento e, em entrevista ao Jornal Folha do Sudeste, frisou seu compromisso com a valorização do papel feminino nas atividades agrícolas. “Trabalhamos essa questão do movimento da mulher desde a fundação do Sindicato. Sempre tivemos a frente de empoderamento feminino. Nossa próxima diretoria irá cumprir a cota de mulheres, pois se trata de algo pelo qual muito prezamos. Este é um evento muito importante para demonstrar a força das mulheres nos âmbitos de feira, produção e liderança. Nossas expectativas foram superadas, pois tudo o que planejamos foi muito bem cumprido, e o público foi maior do que o esperado”, contou.

Eduardo Antônio de Alcântara, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, também esteve presente no evento e, em entrevista à nossa reportagem, falou sobre a programação que as entidades envolvidas na organização do evento prepararam para celebrar o mês da mulher. “As organizações têm promovido eventos durante o mês para comemorar o Dia Internacional da Mulher, que foi dia 8 de março. Ressaltamos os direitos das mulheres, tratamos dos crimes cometidos contra as mulheres, etc. Sabemos da importância do papel da mulher na agricultura familiar, principalmente na esfera agroecológica. Infelizmente, estamos sob um governo federal machista, mas temos o papel de defender e orientar os trabalhadores. Estamos, em cada encontro, relembrando a história e defendendo os direitos femininos. Parabenizo todos os agricultores e agricultoras, em especial os líderes da Feira Agroecológica, e agradeço os parceiros, à Cresol pela participação e pelos os brindes que foram sorteados durante o evento. Estamos em um momento de unir ao invés de dividir, apesar de que esse último seja a vontade do governo. Parabéns a todas as mulheres, pois todo dia é o dia delas”, disse.

Share: