A IX Semana Municipal de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SEMPAT) terá abertura nesta terça-feira, às 19h, na Câmara Municipal. O evento, organizado pela Prefeitura, Fundarte e Demsur, oferecerá palestras, na quinta-feira, e comemorações, no sábado (30), na Praça João Pinheiro.

Na quinta-feira (28), serão discutidos os temas relacionados a ‘Saúde Mental e Ambiente de Trabalho – principais causas, efeitos e prevenção’, e ‘Os efeitos da Covid-19 nos ambientes de trabalho’. As atividades acontecerão no Teatro Zaccaria Marques, a partir das 19h. Para dissertar sobre os assuntos os convidados são o delegado/vereador Rangel Martino e o secretário de Saúde e vice-Prefeito do município, Marcos Guarino, respectivamente.

No sábado, a partir das 8h, os organizadores do evento estarão na Praça João Pinheiro apresentando as múltiplas formas de proteção a saúde e falando sobre a segurança necessária aos funcionários de uma empresa.

O evento é uma ferramenta importante para a troca de conhecimentos sobre a segurança e a saúde dos trabalhadores, haja vista que o trabalho é importante na vida das pessoas e, para tanto, é necessário que os empregadores assegurem uma gama de direitos que envolvam um ambiente de trabalho adequado, que ofereça integridade física e qualidade de vida.

Segurança do Trabalho é um conjunto de medidas de prevenção adotadas para proteger os colaboradores de uma empresa e reduzir riscos de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.

Comemorada Mundialmente

O ‘Dia da Segurança do Trabalho’ é comemorado em todos os países no dia 28 de abril. A data foi instituída, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

O secretário de Administração da Prefeitura de Muriaé, Edmar Rodrigues, confirma a necessidade de prevenção para que servidores trabalhem com segurança. “O município tem feito a parte que lhe cabe, preocupado com a insalubridade, periculosidade e ofertando ferramentas adequadas, como os equipamentos de proteção individual”, lembrou ele.

A data teve origem em 1969, no momento dexplosão de uma mina, nos EUA, que culminou na morte de inúmeros trabalhadores. Desde 2003, o dia 28 de abril vem sendo comemorado mundialmente com eventos de conscientização sobre riscos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

 
 
Share: