Parceria com Associação Intermunicipal de Confeccionistas de Santo Antônio do Rio Preto permitiu que entidade se desenvolvesse para atuar de forma autônoma e sustentável

 

Desde 2018, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) atua no desenvolvimento e na profissionalização das costureiras da Associação Intermunicipal de Confeccionistas de Santo Antônio do Rio Preto (Confisarp), localizada no município de Miraí (MG), com o objetivo de aumentar a geração de renda das associadas. A Companhia apoiou, juntamente do Instituto Votorantim e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a instituição por meio de capacitação, qualificação e infraestrutura. Em 2021, a CBA contribuiu, ainda, para o lançamento da marca da associação, possibilitando a atuação com autonomia no mercado a partir de 2022.

Entre os principais resultados da parceria, destacam-se o aumento de mais de 60% na renda mensal das associadas, novos clientes e um plano de negócio, além de uma nova sede com o dobro do tamanho da anterior, máquinas e equipamentos novos e ergonômicos. Vinte e duas mulheres já foram beneficiadas com o projeto, contribuindo para o empoderamento feminino e, consequentemente, melhor qualidade de vida para as famílias, a comunidade e o município.

“Nós nos deslocamos para um novo espaço, tivemos cursos e reuniões para podermos ter uma nova visão de mercado e ampliarmos o que já havíamos construído. Tudo que o Instituto Votorantim e a CBA desenvolveram conosco foi crucial para podermos crescer. Graças à parceria, foi possível pegar um sonho que era pequeno e transformá-lo em nosso grande orgulho. Ficamos muito felizes por todas as conquistas desse projeto”, afirma Ana Lúcia Sousa Oliveira, gerente de produção da Confisarp.

A parceria também contribuiu para os indicadores de Diversidade e Inclusão da região e na soma de histórias de vida, experiências e pontos de vista para um ambiente mais justo, democrático e saudável.

Parceria de sucesso

Em 2008, a CBA doou um terreno para a construção da sede da Confisarp. A partir da doação, a Associação buscou outras parcerias para apoio na construção e compra de equipamentos da sede, beneficiando diretamente as associadas e suas famílias e, indiretamente, a comunidade de Santo Antônio do Rio Preto, que fica a 7 km da Unidade da CBA em Miraí.

A partir de 2018, a Associação passou a integrar o programa ReDes, iniciativa do Instituto Votorantim em conjunto com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com recursos da CBA. O programa tem o objetivo de estimular a geração de renda local, fornecendo apoio técnico-financeiro e de gestão para o fortalecimento de cadeias produtivas inclusivas.

Em outubro de 2018, a sede da entidade recebeu uma reforma estrutural completa, com apoio da CBA, que deixou o espaço mais amplo e ventilado, além de receber um segundo pavimento; computador; equipamentos ergonômicos e de proteção individual; estante para estoque; copa equipada; móveis de escritório; além de 14 novas máquinas de costura com baixo consumo de energia e mais seguras, reduzindo os gastos na produção e aumentando a segurança do trabalho; e um veículo. A nova instalação foi inaugurada em novembro de 2019

Em 2020, a colaboração entre a Companhia e a Associação possibilitou a produção de aproximadamente 13 mil máscaras descartáveis para atender empresas de médio porte e investidas da Votorantim S.A, como a Votorantim Cimentos e a própria CBA, a fim de manter as atividades e garantir renda alternativa para as associadas durante o período de pandemia.

Nesse mesmo ano, o projeto ainda foi agraciado com o Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica, da Revista Minérios & Minerales, conferido às empresas que se destacaram ao tornar os setores de Mineração e Metalurgia mais modernos e competitivos, na categoria “Meio Ambiente e Comunidade”.

A partir de agora, a Confisarp continua buscando o desenvolvimento enquanto associação, com o monitoramento da CBA e do Instituto Votorantim – responsável pelos projetos sociais das investidas da VSA. “Claro que sempre haverá novos desafios, mas com tudo o que conquistamos até aqui, sabemos que podemos realizar ainda mais. Tudo isso só foi possível graças ao projeto. Agradecemos o empenho de todos por tudo que nos proporcionaram”, conclui Ana Lúcia.

Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor. A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br.

Share: